Neymar esteve muito perto de voltar a atuar pela Seleção Brasileira na vitória por 2 a 1 sobre o Japão, nesta segunda-feira, pela segunda fase da Copa do Mundo. Após a classificação às oitavas de final, o técnico Carlo Ancelotti revelou que já havia definido um plano para utilizar o camisa 10, mas a reação brasileira durante o segundo tempo mudou completamente a estratégia.
Segundo o treinador, a comissão técnica havia combinado com Neymar que ele seria acionado caso o Brasil não conseguisse empatar a partida até os 60 minutos. Como Casemiro igualou o marcador logo aos 11 minutos da etapa final, a necessidade da mudança deixou de existir.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
"Estávamos pensando. Falei com Neymar que, se não empatássemos até o minuto 60, nós o colocaríamos. Estávamos pensando em colocá-lo na prorrogação. Ele está bem. Mas, por marcarmos e para manter a forma, Neymar não entrou e estava tudo claro com ele", revelou Ancelotti.
O camisa 10 voltou a ficar à disposição após se recuperar de uma lesão muscular na panturrilha, mas permaneceu no banco durante toda a partida. Antes do confronto, Ancelotti já havia afirmado que o atacante tinha condições de atuar por mais de 15 minutos, mas que sua utilização dependeria do contexto do jogo.
Com a virada garantida nos acréscimos, graças ao gol de Gabriel Martinelli, o treinador optou por preservar Neymar fisicamente visando a sequência da Copa do Mundo. A expectativa agora é que o atacante tenha mais chances de entrar em campo nas oitavas de final, quando o Brasil enfrentará o vencedor do duelo entre Costa do Marfim e Noruega.
Quando será o próximo do Brasil na Copa?
O duelo das oitavas de final acontece no MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA), no domingo, dia 5 de julho, a partir das 17h (de Brasília).
O sonho continua. E agora vale ainda mais.
Domingo é dia de vestir a nossa camisa, acreditar até o fim e empurrar a Seleção rumo às oitavas.
Vamos juntos! 🇧🇷#BateNoPeito
ISSO É BRASIL! 🇧🇷 pic.twitter.com/VYJPawHeei— brasil (@CBF_Futebol) June 29, 2026
Contra quem o Brasil joga?
Agora, o Brasil espera apenas a definição de seu adversário, que sairá do duelo entre Noruega e Costa do Marfim. As equipes medem forças nesta terça-feira, às 14h.