TJD-RJ amplia prazo para obtenção das CNDs e Botafogo segue no Carioca - Gazeta Esportiva
TJD-RJ amplia prazo para obtenção das CNDs e Botafogo segue no Carioca

TJD-RJ amplia prazo para obtenção das CNDs e Botafogo segue no Carioca

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/03/2016 às 23:12

São Paulo, SP

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) decidiu, em julgamento nesta quinta-feira, ampliar o prazo para cinco clubes do Campeonato Carioca obterem as Certidões Negativas de Débito (CNDs), que passaram a ser pré-requisito para equipes disputarem qualquer competição no Brasil após a sanção da MP do Futebol, em agosto do ano passado. Com isso, Botafogo, Cabofriense, Bonsucesso, Bangu e América escaparam de serem expulsos do torneio Estadual e estão liberados para seguirem no torneio.

A decisão foi aprovada por unanimidade entre os cinco auditores presentes no julgamento Dr. José Teixeira Fernandes, presidente do tribunal, Dr. Dílson Neves Chagas, relator do processo, Dr. Jonei Garcia Alvim, Dr. Vagner Lima Gabriel e Dr. Antônio Ricardo Correa da Silva.

Aprovação da MP 695/2015 amplia prazo para clubes se adequarem ao Profut (Foto: Beto Barata/Agência Senado)
Aprovação da MP 695/2015 amplia prazo para clubes se adequarem ao Profut (Foto: Beto Barata/Agência Senado)


Agora, os clubes terão até o final de 2016 para obter as CNDs para participar do próximo Campeonato Carioca e de outras competições nacionais em 2017, já que a MP 695/2015 foi votada no Senado nesta quinta-feira e manteve a decisão aprovada previamente na Câmara dos Deputados, que concordava com a ampliação do tempo para as equipes se adequarem ao Profut, Programa de Modernização do Futebol Brasileiro. Agora, o texto vai para sanção da presidente Dilma Rousseff.

O Profut auxilia as equipes brasileiras com o parcelamento de suas dívidas, porém, os clubes que aderem ao programa têm de cumprir uma série de determinações, como pagamentos de salários e direitos trabalhistas aos atletas em dia, além de tributos fiscais e contribuições federais.

Conteúdo Patrocinado