Retrospectiva 2016: Botafogo vive ano surpreendente - Gazeta Esportiva
Retrospectiva 2016: Botafogo vive ano surpreendente

Retrospectiva 2016: Botafogo vive ano surpreendente

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

01/01/2017 às 12:32

Rio de Janeiro, RJ

A frase "tem coisas que só acontecem com o Botafogo" nunca esteve tão presente como em 2016. O Alvinegro começou a temporada de maneira desacreditada, porém, foi mostrando muito trabalho ao longo do ano e os resultados começaram a aparecer. Alguns deles com um certo golpe de sorte, com o universo conspirando favoravelmente ao pessoal de General Severiano.

Apontado como um dos mais fracos elencos dentre os principais clubes do país, o Botafogo era cotado até mesmo para ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Não só não caiu, como deu uma arrancada histórica no segundo turno e carimbou o passaporte para a próxima Copa Libertadores, o que lhe garante um 2017 melhor financeiramente.

"Muitos não acreditavam no trabalho do Botafogo, mas a gente nunca deixou de se empenhar. Suor é algo que nunca deixou de existir aqui no clube. O departamento de futebol se empenhou muito para a formação de um elenco que, dentro da realidade do mercado, poderia representar bem o Botafogo. Encontramos peças de qualidade, mostramos poder de observação, resistimos a algumas situações e fomos premiados com uma linda campanha. No início do Brasileiro falavam que o Botafogo seria rebaixado. Terminou em quinto lugar e com a Libertadores", comemorou o presidente Carlos Eduardo Pereira.

(Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
União do elenco foi decisiva para o bom desempenho em 2016 (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


O ano realmente não foi ruim para o time, que conseguiu chegar à final do Campeonato Carioca mais uma vez, sendo derrotado pelo Vasco.

Ao longo de todo o ano de 2016, o Botafogo fez 64 partidas oficiais, desprezando amistosos. Foram 32 vitórias, 14 empates e 17 derrotas. O time anotou 75 gols e sofreu 58, com saldo positivo de 17. A artilharia em 2016 ficou por conta do centroavante Sassá, autor de 14 gols, dois a mais do que Neilton, seu perseguidor mais direto.

CAMPEONATO CARIOCA

Com um elenco muito reformulado em relação ao que conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro, em 2015, o Botafogo começou o Campeonato Carioca apostando em algumas observações de mercado. O zagueiro Joel Carli e o meia Gervásio Núñez chegaram da Argentina, enquanto que Damián Lizio, argentino naturalizado boliviano, e o uruguaio Juan Salgueiro eram os mais badalados. Depois, para o segundo semestre, veio o chileno Gustavo Canales. De todos eles, o único que vingou foi Carli, hoje considerado titular absoluto.

A diretoria apostou ainda na base e deu chance a vários atletas, como o lateral-direito Diego, o zagueiro Emerson Santos, os volantes Diérson e Fernandes, os meias Gegê e Leandrinho, além dos atacantes Sassá e Vinícius Tanque.

O Botafogo teve um Campeonato Carioca sem sustos, venceu os times de menor expressão, não fez feio nos clássicos e com justiça decidiu o caneco com o Vasco, perdendo o primeiro jogo por 1 a 0 e não conseguindo inverter a situação no segundo, quando empatou por 1 a 1.

"Nós chegamos a uma final que poucos acreditavam e perdemos para o Vasco que teve seus méritos e que foi o time mais regular da competição. O grupo está de parabéns", disse o então técnico Ricardo Gomes.

O Botafogo perdeu para o Vasco a decisão do Campeonato Carioca (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
O Botafogo perdeu para o Vasco a decisão do Campeonato Carioca (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


COPA DO BRASIL

A Copa do Brasil mais uma vez não foi motivo de alegria para o Botafogo, que nunca sentiu o gostinho de vencer a competição. Após passar pelas primeiras fases sem maiores sustos, eliminando Coruripe-AL, Juazeirense-BA e Bragantino-SP, o Alvinegro cruzou o caminho do Cruzeiro nas oitavas de final.

Logo no jogo de ida o Botafogo viu sua eliminação ser decretada, dentro da Arena Botafogo. Em um dia que nada deu certo para o Glorioso, alguns jogadores tiveram atuações patéticas, como o zagueiro Renan Fonseca, que depois disso nunca mais brigou por posição. A Raposa, por outro lado, viu tudo funcionar e goleou por 5 a 2.

Virtualmente eliminado, o Botafogo mandou um time reserva para o jogo da volta, no Mineirão, sendo derrotado por 1 a 0.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Foi no Campeonato Brasileiro que o Botafogo viveu o seu melhor momento na temporada. O começo, porém, foi nada animador, com o Glorioso vivendo de lampejos, como nos 3 a 2 aplicados no Internacional no Rio Grande do Sul e nos 3 a 1 diante do Palmeiras, em casa. O primeiro turno, porém, foi praticamente todo vivido ou na zona de rebaixamento ou flertando com ela. Na virada do turno, seduzido por uma proposta do São Paulo, o técnico Ricardo Gomes se desligou do clube.

Para muitos ali o Botafogo estava decretando seu rebaixamento, mas foi aí que o "tem coisas que só acontecem com o Botafogo" entrou em campo. Efetivado no cargo, o auxiliar Jair Ventura mostrou que tinha o elenco nas mãos e logo em sua estreia o time venceu o próprio São Paulo no Morumbi. Começou uma arrancada. Dos 20 jogos sob o comando do filho de Jairzinho no Brasileirão, o Alvinegro ganhou 12.

(Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
Sob o comando do técnico Jair Ventura, o Botafogo conquistou a vaga para Copa Libertadores (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


A zona de rebaixamento foi ficado cada vez mais para trás e o risco de queda acabou afastado em outubro, quando o time já se aproximava da zona de classificação para a Copa Libertadores. Uma série de cinco vitórias seguidas praticamente decretou a conquista da vaga, que foi confirmada apenas na última rodada, com um triunfo por 1 a 0 sobre o Grêmio em Porto Alegre.

"Acreditamos no trabalho e sempre mantivemos os pés no chão. Mesmo com a série de vitórias eu continuava dosando a euforia, falando que o primeiro objetivo era escapar do rebaixamento. Fui chamado de sem ambição, mas sou muito ambicioso. O grupo só tenho o que de bom falar, pois comprou a ideia. A diretoria me deu a oportunidade e fico muito feliz", disse Jair Ventura.

PERSPECTIVAS PARA 2017

Com a vaga na Copa Libertadores assegurada o Botafogo tem uma boa perspectiva para 2017. "Vamos trabalhar ainda mais, porém, agora com coisas boas no horizonte", disse o diretor de futebol Antônio Lopes.

Apesar de já ter perdido algumas peças importantes após o Brasileirão, como o goleiro Sidão, que se transferiu para o São Paulo, e o lateral-esquerdo Diogo Barbosa, anunciado pelo Cruzeiro, o Botafogo também se reforçou. O goleiro paraguaio Gatito Fernández, que se destacou pelo Figueirense no Campeonato Brasileiro, o meia João Paulo, que estava no Santa Cruz, e o atacante Roger, que defendeu a Ponte Preta esse ano, já foram contratados.

Jair Ventura vai permanecer, assim como uma base sólida, com nomes como o goleiro Jéfferson (que só volta a jogar em junho de 2017), o lateral-direito Luis Ricardo, os zagueiros Joel Carli e Emerson Silva, os volantes Aírton e Bruno Silva e o meia Camilo. Outros atletas de peso estão sendo sondados, como o apoiador argentino Walter Montillo, hoje no futebol chinês.

(Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)
Camilo foi um dos artilheiros do Botafogo em 2016, com 6 gols marcados (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)


Aos poucos o Botafogo vai se organizando e sonhando que 2017 possa ser de títulos, que foi o que faltou na atual temporada.

Abaixo um balanço de como foi o Glorioso em 2016 e a relação de jogos disputados pelo clube no ano:

Jogos: 64
Vitórias: 33
Empates: 14
Derrotas: 17
Gols Pro: 75
Gols Contra: 58
Saldo de gols: + 17

Artilharia: 

Sassá - 14
Neilton - 12
Camilo - 6
Bruno Silva - 5
Gervásio Núñez - 4
Ribamar - 4
Fernandes - 3
Leandrinho - 3
Luís Henrique - 3
Rodrigo Lindoso - 3
Rodrigo Pimpão - 3
Diogo Barbosa - 2
Gegê - 2
Joel Carli - 2
Damián Lizio - 1
Diérson - 1
Dudu Cearense - 1
Emerson Santos - 1
Emerson Silva - 1
Gustavo Canales - 1
Juan Salgueiro - 1
Renan Fonseca - 1
Vinícius Tanque - 1

CAMPEONATO CARIOCA

30/1 - Bangu 0 x 2 Botafogo - São Januário - Gervásio Núñez e Renan Fonseca
2/2 - Botafogo 2 x 1 Portuguesa - São Januário - Gegê e Damián Lizio
10/2 - Botafogo 1 x 0 Macaé - Los Larios - Gervásio Núñez
13/2 - Resende 0 x 1 Botafogo - Raulino de Oliveira - Luís Henrique
21/2 - Botafogo 2 x 1 Cabofriense - São Januário - Luís Henrique e Neilton
24/2 - Botafogo 2 x 0 Fluminense - Kleber Andrade - Gegê e Ribamar
28/2 - Vasco 1 x 1 Botafogo - São Januário - Emerson Santos
6/3 - Boavista 0 x 1 Botafogo - São Januário - Fernandes
13/3 - Fluminense 1 x 1 Botafogo - Raulino de Oliveira - Ribamar
20/3 - Botafogo 1 x 0 Madureira - Los Larios - Bruno Silva
27/3 - Vasco 1 x 0 Botafogo - São Januário
30/3 - Botafogo 2 x 0 Volta Redonda - Los Lários - Rodrigo Lindoso e Joel Carli
2/4 - Botafogo 2 x 2 Flamengo - Estádio Municial Jornalista Mário Helênio - Joel Carli e Rodrigo Lindoso
10/4 - Botafogo 1 x 0 Bangu - São Januário - Rodrigo Lindoso
17/4 - Boavista 0 x 1 Botafogo - Estádui Eucyr Rezende - Leandrinho
24/4 - Fluminense 0 x 1 Botafogo - Raulino de Oliveira - Ribamar
1/5 - Botafogo 0 x 1 Vasco - Maracanã
8/5 - Vasco 1 x 1 Botafogo - Maracanã - Leandrinho

COPA DO BRASIL

5/4 - Coruripe-AL 0 x 1 Botafogo - Estádio Gerson Amaral - Luís Henrique
28/4 - Botafogo 1 x 1 Coruripe - Los Larios - Sassá
12/5 - Juazeirense 1 x 2 Botafogo - Estádio Adauto Moraes - Neilton e Emerson Silva
19/5 - Botafogo 1 x 0 Juazeirense - Los Lários - Neilton
13/7 - Bragantino 2 x 2 Botafogo - Estádio Nabi Abi Chedid - Diérson e Gervásio Núñez
27/7 - Botafogo 1 x 0 Bragantino - Arena Botafogo - Vinícius Tanque
1/9 - Botafogo 2 x 5 Cruzeiro - Arena Botafogo - Sassá e Neilton
21/9 - Cruzeiro 1 x 0 Botafogo - Mineirão

CAMPEONATO BRASILEIRO

15/5 - Botafogo 0 x 1 São Paulo - Raulino de Oliveira
22/5 - Sport 1 x 1 Botafogo - Ilha dio Retiro - Fernandes
25/5 - Botafogo 2 x 1 Atlético-PR - Mário Helênio - Ribamar e Neilton
29/5 - Fluminense 1 x 0 Botafogo - Raulino de Oliveira
1/6 - Botafogo 0 x 1 Cruzeiro - Mané Garrincha
5/6 - Santos 3 x 0 Botafogo - Pacaembu
12/6 - Botafogo 1 x 1 Vitória - Raulino de Oliveira - Sassá
15/6 - Botafogo 3 x 1 América-MG - Raulino de Oliveira - Sassá - 3
19/6 - Corinthians 3 x 1 Botafogo - Pacaembu - Leandrinho
22/6 - Botafogo 0 x 0 Figueirense - Mário Helênio
26/6 - Internacional 2 x 3 Botafogo - Beira-Rio - Fernandes, Neilton e Camilo
30/6 - Atlético-MG 5 x 3 Botafogo - Mineirão - Sassá, Gervásio Núñez e Bruno Silva
3/7 - Botafogo 2 x 1 Santa Cruz - Mário Helênio - Sassá e Neilton
9/7 - Coritiba 0 x 0 Botafogo - Couto Pereira
16/7 - Botafogo 3 x 3 Flamengo - Arena Botafogo - Diogo Barbosa, Neilton e Juan Salgueiro
24/7 - Chapecoense 2 x 1 Botafogo - Arena Condá - Camilo
31/7 - Botafogo 3 x 1 Palmeiras - Arena Botafogo - Neilton - 2 e Camilo
4/8 - Ponte Preta 2 x 0 Botafogo - Moisés Lucarelli
14/8 - São Paulo 0 x 1 Botafogo - Morumbi - Sassá
20/8 - Botafogo 3 x 0 Sport - Mário Helênio - Sassá - 2 e Camilo
29/8 - Atlético-PR 1 x 0 Botafogo - Arena da Baixada
4/9 - Botafogo 2 x 1 Grêmio - Arena Botafogo - Camilo e Sassá
7/9 - Botafogo 1 x 0 Fluminense - Arena Botafogo - Neilton
11/9 - Cruzeiro 0 x 2 Botafogo - Mineirão - Gustavo Canales e Camilo
14/9 - Botafogo 0 x 1 Santos - Arena Botafogo
18/9 - Vitória 0 x 1 Botafogo - Barradão - Rodrigo Pimpão
24/9 - América-MG 1 x 0 Botafogo - Independência
1/10 - Botafogo 2 x 0 Corinthians - Arena Botafogo - Neilton e Diogo Barbosa
9/10 - Figueirense 0 x 1 Botafogo - Orlando Scarpelli - Bruno Silva
12/10 - Botafogo 1 x 0 Internacional - Arena Botafogo - Sassá
16/10 - Botafogo 3 x 2 Atlético-MG - Arena Botafogo - Bruno Silva, Rodrigo Pimpão e Dudu Cearense
19/10 - Santa Cruz 0 x 1 Botafogo - Arruda - Rodrigo Pimpão
29/10 - Botafogo 0 x 0 Coritiba - Arena Botafogo
5/11 - Flamengo 0 x 0 Botafogo - Maracanã
16/11 - Botafogo 0 x 2 Chapecoense - Arena Botafogo
20/11 - Palmeiras 1 x 0 Botafogo - Allianz Arena
26/11 - Botafogo 1 x 1 Ponte Preta - Arena Botafogo - Sassá
11/12 - Grêmio 0 x 1 Botafogo - Arena do Grêmio - Bruno Silva

Conteúdo Patrocinado