Presidente do Botafogo repudia ato racista e não teme exclusão  - Gazeta Esportiva
Presidente do Botafogo repudia ato racista e não teme exclusão 

Presidente do Botafogo repudia ato racista e não teme exclusão 

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/08/2017 às 16:33

São Paulo, SP

Carlos Eduardo Pereira elogiou ação das autoridades ao prontamente identificar o torcedor (Foto: Divulgação/Botafogo)


O presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, foi a público na tarde desta quinta-feira para demonstrar seu repúdio ao suposto ato de racismo praticado por um torcedor do clube contra familiares de Vinícius Júnior, meia-atacante do Flamengo, durante partida das semifinais da Copa do Brasil na última quarta-feira. Em entrevista coletiva, o mandatário botafoguense se mostrou contra qualquer tipo de discriminação racial e afirmou que este ato isolado não pode manchar a história do Alvinegro Carioca.

"O Botafogo não possui em toda sua história centenária nenhum caso de racismo. O clube sempre acolheu a diversidade entre cor da pele. Eu não diria nem raça, pois somos todos da raça humana. Não sou a favor de divisões, até porque todas elas são ilusórias", afirmou. "Qualquer tipo de ação isolada como a de ontem de forma alguma irá manchar esta história centenária que possui o Botafogo", completou.

O presidente do Botafogo também falou sobre os desdobramentos do caso. Carlos Eduardo Pereira fez questão de deixar claro que esta situação não pode ser comparada ao episódio vivido pelo Grêmio, que acabou excluído da Copa do Brasil de 2014 após uma parte de sua torcida cometer atos racistas contra o goleiro Aranha, que naquele momento defendia o Santos.

"De forma alguma (tememos a exclusão da competição). O Botafogo não concorda no sentido que haja qualquer paralelo no que ocorreu com o Grêmio. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva(CBJD) indica (expulsão) caso a infração seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas, o que não ocorreu, Foi um ato isolado", explicou.

Outro esclarecimento feito pelo presidente do Botafogo foi a respeito da situação do torcedor acusado de injúria racial. Segundo o mandatário, André Luis Moreira dos Santos já teve seu plano de sócio provisoriamente suspenso e deve ser expulso caso se torne culpado pela denúncia. "Essa pessoa já está identificada. Já bloqueamos o acesso e o plano de sócio-torcedor está suspenso. Não há preocupação", confirmou.

Carlos Eduardo Pereira encerrou elogiando a forma como os procedimentos de identificação do torcedor foram realizados. "Qualquer crime será tratado como o de ontem: identificado e conduzido às autoridades para que tomem todas as medidas cabíveis. Foi um ato de uma única pessoa, não teve apoio de mais ninguém. Importante deixar isso muito claro. Que a gente trate o futebol como o principal elemento do clássico que ocorreu ontem. Estamos muito tranquilos e convictos que cumprimos nossas obrigações", completou.

O ato de injúria racial ocorreu na última quarta-feira, no Estádio Nilton Santos, durante os instantes que antecederam o início do jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil entre Botafogo e Flamengo. Na ocasião, torcedores botafoguenses perceberam que a família do meia-atacante flamenguista Vinícius Júnior estava em um dos camarotes próximos ao Setor Leste Inferior e começaram a trocar provocações.

Apesar dos xingamentos de outros torcedores, o botafoguense André Luis Moreira dos Santos teria supostamente provocando os familiares do meia-atacante com palavras e gestos racistas, o que foi prontamente repudiado pelos outros presentes na arquibancada. O acusado foi rapidamente identificado e levado para a delegacia do estádio. Às autoridades, o torcedor negou ter tido qualquer tipo de ato discriminatório. Ele irá responder ao processo em liberdade provisória.

Conteúdo Patrocinado