Botafogo em 2022: Chegada da SAF transforma o clube - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Botafogo em 2022: Chegada da SAF transforma o clube

Botafogo em 2022: Chegada da SAF transforma o clube

Gazeta Esportiva

Por Gazeta Press

01/01/2023 às 08:00

Rio de Janeiro, RJ

O Botafogo começou 2022 na expectativa da chegada da SAF. De volta a Série A, os alvinegros se encheram de esperança após a assinatura do contrato com o americano John Textor.

Os diversos reforços que vieram fizeram a equipe crescer de nível. No fim, a classificação para a Sul-Americana de 2023 veio com o sentimento de decepção pela proximidade da vaga para a Libertadores.

Cariocão é laboratório e mudança de comando surpreende


O Botafogo chegou para o Campeonato Carioca já na expectativa da chegada da SAF. Logo no começo da competição, o clube assinou o contrato com o americano John Textor.

Uma das primeiras decisões da nova diretoria foi a demissão do técnico Enderson Moreira. Assim, o auxiliar Lúcio Flávio seguiu no comando na sequência da competição.

Mesmo assim, o Botafogo fez uma boa campanha no Estadual. Os alvinegros pararam nas semifinais diante do Fluminense. A equipe estava com a classificação nas mãos até os minutos finais, quando sofreram o revés dos tricolores.



Luís Castro chega para a Série A e sofre no início


O Botafogo anunciou o técnico Luís Castro para assumir a equipe para o Campeonato Brasileiro. A chegada de muitos reforços para a Série A fez o português sofrer durante a primeira parte da competição.

A exceção foram algumas vitórias seguidas nas primeiras rodadas, que fizeram a torcida sonhar com o título. Depois disso, o Botafogo sofreu com a irregularidade e chegou a ver a zona de rebaixamento próxima.

A torcida criticou muito Luís Castro. No entanto, John Textor rechaçou qualquer chance de demitir o português. A manutenção do treinador acabou se tornando um acerto.


Reforços na última janela elevaram o nível


O Botafogo se manteve forte no mercado e trouxe mais reforços na última janela de transferências. A chegada de novos nomes elevou o nível da equipe na parte final do Campeonato Brasileiro.

A melhora se refletiu dentro de campo, com uma sequência de bons resultados nas rodadas finais. Com isso, o Botafogo saiu da briga contra a degola e buscou uma vaga para a Libertadores.

No entanto, na última rodada, a derrota para o Athletico acabou tirando os alvinegros da zona de classificação para a Libertadores. A ida para a Sul-Americana veio com um sentimento de decepção para os alvinegros.


Expectativa para 2023


O Botafogo vem sendo mais comedido neste fim de temporada. A diretoria tem privilegiado melhorias na estrutura do CT.

Até o momento, somente o zagueiro Luís Segovia surge como possível reforço para a próxima temporada. O equatoriano chegará para suprir a saída de Kanu, emprestado para o Bahia.

Os alvinegros iniciam 2023 mirando títulos, principalmente na Copa do Brasil e Sul-Americana. Na Série A, a meta é ficar entre os líderes e entrar na Libertadores.

Números em 2022


Jogos: 55
Vitórias: 24
Empates: 10
Derrotas: 21
Artilheiro: Erison - 15 gols

 

Conteúdo Patrocinado