Bélgica chutou quase três vezes menos que o Canadá, mas eficiência pesou para a vitória na estreia - Gazeta Esportiva
Bélgica chutou quase três vezes menos que o Canadá, mas eficiência pesou para a vitória na estreia

Bélgica chutou quase três vezes menos que o Canadá, mas eficiência pesou para a vitória na estreia

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/11/2022 às 18:54 • Atualizado: 23/11/2022 às 18:58

São Paulo, SP

A Bélgica contou com gol de Batshuayi para vencer o Canadá pelo placar mínimo na sua estreia na Copa do Mundo do Catar. Entretanto, apesar dos três pontos que colocam os belgas na liderança do Grupo F, a seleção europeia não teve vida fácil diante dos canadenses.

A equipe de De Bruyne e companhia chutou quase três vezes menos que o adversário na partida desta quarta-feira. Ao todo, foram nove chutes contra 21 do time da América do Norte. O que favoreceu os Diabos Vermelhos, no entanto, foi a eficiência nos arremates.




Segundo números disponibilizados pela Fifa, a Bélgica terminou o jogo com três chutes certos no gol, o mesmo número alcançado pelo Canadá. Ou seja, os belgas obtiveram uma taxa de 33,33% de acerto, enquanto os canadenses, de apenas 14,28%.

Além disso, a seleção da América do Norte chutou 11 vezes para fora, o que significa que mais da metade (52,38% mais especificamente) das finalizações não tomaram o caminho do gol. Por outro lado, os belgas mantiveram a taxa de um terço dos arremates errados (33,33%). O restante dos chutes foram travados pelas respectivas defesas - três da Bélgica contra sete dos canadenses.

Claro que não se pode deixar de considerar que um destes arremates do Canadá, que foram em direção ao gol, mas não balançaram a rede, foi o pênalti de Alphonso Davies defendido por Courtois. Em contrapartida, os europeus alteraram o placar de modo mais difícil - através de uma bola longa em direção ao ataque e com uma bela finalização de Batshuayi.

Cabeça de chave - e agora líder - do Grupo F, a Bélgica volta a campo no próximo domingo, às 10 horas (de Brasília), para enfrentar o Marrocos. Por fim, encerra a participação na fase de grupos da Copa do Mundo contra a Croácia, a partir das 12 horas de quinta-feira. Crotas e marroquinos dividem a vice-liderança, com um ponto cada, enquanto os canadenses amargam a lanterna.

Conteúdo Patrocinado