"Não entendo tanta polêmica", diz Cruyff sobre pênalti do Barcelona - Gazeta Esportiva
"Não entendo tanta polêmica", diz Cruyff sobre pênalti do Barcelona

"Não entendo tanta polêmica", diz Cruyff sobre pênalti do Barcelona

Gazeta Esportiva

Por Redação

16/02/2016 às 17:07

São Paulo, SP

Enquanto Pep Guardiola é o treinador mais impressionante da era moderna, Johan Cruyff pode ser considerado o melhor de todos os tempos. Venceu oito títulos nacionais e três europeus com o Ajax antes de conquistar La Liga com o Barcelona, tudo isso como jogador. No banco, venceu mais dez títulos no Barcelona (Foto: Divulgação)
Cruyff foi sempre sinônimo de inovação dentro e fora de campo, sendo um dos maiores nomes da história do futebol (Foto: Divulgação)


"A imprensa da época elogiou a jogada, viu como uma genialidade e sempre tratou assim. Por isso não entendo tanta polêmica com o que se viu no Camp Nou no domingo. O futebol é para se divertir, não para entrar em guarras e provocações".

Esse foi o depoimento do ídolo e um dos maiores jogadores de todos os tempos, Johan Cruyff, sobre o recente pênalti ensaiado por Lionel Messi e Neymar - que terminou, contudo, em gol de Suarez - na vitória de 6 a 1 sobre o Celta de Vigo, pelo Campeonato Espanhol.

Leia mais:

"Me senti muito feliz. Compartilho das ideias desses jogadores que se atrevem a fazer coisas desse tipo. O Barcelona me encanta. Os três atacantes. Iniesta, Bravo e Busquets. É uma equipe formidável. O Celta também tem que ser aplaudido. Eles mantiveram sua filosofia até o final do jogo e até tiveram chances de empatar a partida quando estava 2 a 1", comentou o ídolo holandês sobre o jogo, que, mesmo com um placar alongado, demonstrou uma partida complicada para o Barcelona.

O holandês imortalizou a batida de pênalti indireta em 1982 pelo Campeonato Holandês contra o Helmond Sport, quando, ao invés de bater o penal, rolou para Jesper Olsen que retribuiu o passe para Cruyff ir às redes. "O árbitro me disse após o pênalti 'O que é isso? É válido?' e eu lhe disse que sim, que a bola tinha ido para frente então estava em jogo", esclarece Johan sobre a jogada.

Segundo Cruyff, a ideia surgiu em uma conversa com seu companheiro Jesper durante um treinamento. "No começo, ele achou que eu estava louco, mas logo depois ele se animou e me disse para fazermos. Os canhotos estão sempre dispostos a esses tipos de coisas".

Ainda sobre o primeiro relato de um pênalti parecido, Cruyff  afirma que não se inspirou na batida do belga Rik Coppens nas eliminatórias para a Copa de 58 contra a Islândia. "Não tinha visto. Tinha apenas dez anos e só fui ter televisão depois de grande".

Com 68 anos e considerado o maior jogador europeu do século XX pela IFFHS, Cruyff vem lutando contra um câncer de pulmão e acredita estar levando a melhor sobre a doença.
Leia mais: Cruyff acredita estar vencendo luta contra o câncer por 2 a 0

 

 

 

 

 

 

Conteúdo Patrocinado