Os catalães conseguiram apenas uma vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões desta temporada. Com isso, o Barcelona terminou na terceira colocação do Grupo C, em que jogou contra Bayern de Munique, Inter de Milão e Viktoria Plzen, da República Tcheca, e passou a disputar a Liga Europa. Xavi não escondeu a decepção por ter sido eliminado.
"Temos de ser autocríticos. Não estivemos no nível exigido na Liga dos Campeões. Nos faltou nível futebolístico e maturidade. Devíamos ter passado da fase de grupos, no mínimo", explicou o ex-jogador, em entrevista às redes sociais do Barcelona.
O treinador, porém, deixou claro o objetivo do Barcelona na Liga Europa: ser campeão. Relembrando do desempenho ruim de sua equipe no duelo contra o Bayern de Munique, que terminou 3 a 0 para os alemães no Camp Nou e 2 a 0 na Allianz Arena, Xavi deixou claro que vai "com tudo" para a disputa da competição.
"Encaramos a Liga Europa com muita ambição. Me chateia não ouvir o hino da Liga dos Campeões, mas temos de ir com tudo para conquistar a Liga Europa. Não gostamos. Dá raiva e é uma desilusão muito grande. No dia do jogo contra o Bayern jogamos como zumbis", disse.
🗣 Entrevista a Xavi Hernández en BARÇA TV (@FCBtv)
❝Soy consciente que este año hay que ganar títulos❞ pic.twitter.com/zEAucFFRt4
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) December 20, 2022
O Barcelona estreia na Liga Europa tendo um grande desafio. Os espanhóis enfrentarão o Manchester United pela segunda fase da competição, em busca de uma vaga nas oitavas de final. A partida de ida será no dia 16 de fevereiro de 2023, no Camp Nou.
Em sua última participação na Liga Europa, o Barcelona alcançou as quartas de final, quando enfrentou o Eintracht Frankfurt. Na ocasião, os catalães conseguiram um empate por 1 a 1 no jogo de ida, mas viram a torcida alemã invadir as arquibancadas do Camp Nou e seus adversários avançarem para as semifinais com uma vitória por 3 a 2.