Na altitude de Arequipa, Galo inicia sonho do bi da Libertadores - Gazeta Esportiva
Na altitude de Arequipa, Galo inicia sonho do bi da Libertadores

Na altitude de Arequipa, Galo inicia sonho do bi da Libertadores

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

16/02/2016 às 20:00

Belo Horizonte, MG

Atlético-MG treinou duas vezes no Monumental de Arequipa para se adaptar ao gramado e à altitude (Atlético-MG/Divulgação)
Atlético-MG treinou duas vezes no Monumental de Arequipa para se adaptar ao gramado e à altitude (Atlético-MG/Divulgação)


Após aguardar pouco mais de um mês, o torcedor atleticano finalmente encerra, nesta quarta-feira, a sua espera pela estreia do Galo na Libertadores deste ano. Diante do Melgar, às 21h45 (de Brasília), fora de casa, o Atlético-MG terá pela frente não apenas o atual campeão peruano, mas também a altitude da cidade de Arequipa, no Peru, local do duelo entre os clubes pela competição continental, que se encontra 2.923m acima do nível do mar.

Para superar este obstáculo, o técnico Diego Aguirre estudou minunciosamente o Melgar nas últimas semanas e apontou alguns dos pontos fortes da equipe peruana, tais como as jogadas em velocidade e as “bolas diretas”, que acabam se tornando ainda mais perigosas na altitude.

“Agora começa nosso objetivo máximo. Temos trabalhado muito para este começo de Libertadores. Já conhecemos o adversário. É sempre difícil, na Libertadores, jogar fora de casa. Existem condições que não são as mesmas que jogar dentro do Brasil. Mas estamos preparados. Tenho muita confiança que o Atlético possa fazer um grande jogo, porque os jogadores têm respondido em cada treino, cada dia, se preparando não apenas fisicamente, mas taticamente, psicologicamente”, colocou o comandante uruguaio.

“O Melgar é um time que joga com bastante bolas diretas, com muita velocidade no ataque. Tem bastante dinâmica e tentam aproveitar a altitude em algumas situações com a velocidade da bola. É o campeão do Peru, temos que respeitar. Para vencer nossos rivais, temos que pensar que todos são equipes boas”, analisou.

Sem contar com Robinho, que permaneceu em Belo Horizonte para aprimorar a forma física, e Dátolo, lesionado, o técnico Diego Aguirre deve improvisar o lateral Patric no meio-campo e escalar Hyuri no ataque, enquanto que Erazo deve ganhar a vaga de Tiago na defesa. Com a equipe praticamente definida, o comandante uruguaio aguarda a regularização de Juan Cazares para poder contar com o armador equatoriano no banco de reservas ou até mesmo entre os titulares.

O Melgar é o atual campeão peruano e disputa sua terceira Libertadores (Melgar/Divulgação)
O Melgar é o atual campeão peruano e disputa sua terceira Libertadores (Melgar/Divulgação)


Campeão peruano no ano passado, o Melgar chega a sua terceira Copa Libertadores, visando passar pela primeira vez da fase de grupos. Bem no campeonato local, onde briga pelas primeiras posições, a equipe peruana poupou titulares no último final de semana e deve chegar em ótima forma física para a partida contra o Galo.

Sem jogadores contundidos, o técnico Juan Reynoso deve promover a estreia do goleiro argentino Daniel Ferreyra, que devido ao grande número de estrangeiros no plantel da equipe peruana, só pode atuar pela Libertadores, a menos que se naturalize.

De acordo com a imprensa peruana, o grande jogador do Melgar é o meia colombiano Omar Fernández, que apresenta a velocidade como principal virtude. Além dele, valem destaque o goleador argentino Bernardo Cuesta e o volante costarriquenho Diego Estrada, contratado para esta temporada e que vem se apresentando bem no campeonato local.

FICHA TÉCNICA

MELGAR-PER X ATLÉTICO-MG

Local: estádio Monumental, em Arequipa (PER)
Data: 17 de fevereiro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Lamouroux (COL)
Assistentes: Wílmar Navarro (COL) e Alexander León (COL)

Melgar: Ferreyra; Arismendi, Bolaños, Villamarín e Quina; Leudo, Arias, Estrada e Fernández; Cuesta e Zuñiga
Técnico: Juan Reynoso

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Patric (Cazares), Luan e Hyuri; Pratto
Técnico: Diego Aguirre

Conteúdo Patrocinado