Libertadores terá 47 equipes, e Galo se garante na fase de grupos - Gazeta Esportiva
Libertadores terá 47 equipes, e Galo se garante na fase de grupos

Libertadores terá 47 equipes, e Galo se garante na fase de grupos

Gazeta Esportiva

Por Redação

06/12/2016 às 17:37

São Paulo, SP

Foto: Divulgação/Conmebol
Copa Libertadores ganhou novos integrantes após saída dos mexicanos (Foto: Divulgação/Conmebol)


A Conmebol anunciou nesta terça-feira mais uma mudança na Copa Libertadores de 2017. Agora, a competição terá 47 clubes, e as vagas diretas das equipes mexicanas ficarão com Brasil e Argentina. Com isso, o Atlético-MG, quarto colocado do Campeonato Brasileiro, não precisará disputar as fases preliminares.

Com isso, o Brasil terá cinco representantes na fase de grupos da Libertadores: Palmeiras, Flamengo, Santos, Atlético, Chapecoense e o campeão da Copa do Brasil. Se o Grêmio confirmar o título, fica com a vaga. Se o Galo conseguir a virada, abre-se uma vaga para o quinto colocado do Brasileirão (atualmente, o Atlético-PR).

A saída dos mexicanos da competição por não concordarem com o novo formato da competição, que será disputada de fevereiro até novembro, também beneficiou os clubes argentinos. A outra vaga do México ficará com o vencedor da Copa da Argentina – River Plate e Rosario Central estão na decisão.

Os novos seis integrantes da Libertadores sairão da Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – um time para cada país. Essas equipes jogarão entre si uma fase anterior às preliminares da competição (pré-prévias), classificando três delas à primeira fase “pré-Libertadores”. Para chegar à fase de grupos, os clubes terão de passar por outras duas fases preliminares.

Confira as vagas que cada país terá direito na Copa Libertadores de 2017:

Brasil (8)
Argentina (6)
Colômbia (5)
Chile (4)
Uruguai (4)
Bolívia (4)
Equador (4)
Venezuela (4)
Peru (4)
Paraguai (4)

Conteúdo Patrocinado