A classificação do Atlético para a final do Campeonato Mineiro foi descrita pelo técnico Levir Culpi como um “tipo de jogo que combina com o Atlético”. O treinador elogiou a atuação do time, que entrou em campo em desvantagem e conseguiu a virada sobre o Cruzeiro no segundo tempo, vencendo a partida por 2 a 1.
“É uma somatória de detalhes que é difícil analisar o que acontece. Esse tipo de jogo realmente combina com o Atlético. Estamos numa sequência grande de jogos nessa linha. A gente não desiste nunca. Era o único resultado que nos colocaria na final do campeonato, e foi uma vitória expressiva”, afirmou Levir.
Levir comemora classificação 'na raça' do Atlético e diz que estilo ficou consolidado no clube - Credito: Divulgação/Bruno Cantini/Atlético-MG
“Essa coisa parece que faz parte do Atlético. Jogos assim, com muita emoção, com muita densidade, aplicação, é um jogo que o Atlético gosta de jogar. Quando a gente ganha é um prazer muito grande e eu gostaria de dividir com todos que participaram desta partida”, ressaltou o treinador.
Já o argentino Lucas Pratto, autor dos dois gols do Galo, comentou ter vivido o melhor clássico da carreira. O time desceu para os vestiários no intervalo com o placar de 1 a 0 favorável ao Cruzeiro. A equipe celeste também tinha a vantagem do empate pela melhor campanha na primeira fase. O atacante afirmou que o resultado dos 45 minutos iniciais foi justo, mas que a virada correspondeu ao que o elenco alvinegro apresentou dentro de campo no restante da partida.
“Não merecemos (virar no primeiro tempo). Mas, no segundo tempo, formos atrás para ganhar e fiz um gol impressionante. Este foi meu clássico mais emocionante”, disse o jogador na saída do campo.
Pratto (dir) foi decisivo e marcou os dois gols da vitória do Atlético - Credito: Divulgação/Bruno Cantini/Atlético-MG
A partida ficou marcada pelas discussões nos bastidores entre ambos os clubes, que divergiam na data do clássico entre sábado e domingo por conta dos confrontos pela Libertadores. Outro fator que contribuiu para esquentar a disputa foi o questionamento do Cruzeiro sobre a arbitragem de Héber Roberto Lopes. Nos minutos finais de jogo, Edcarlos teria dado um chute na cara de Leandro Damião, em um lance que poderia ter rendido uma expulsão ao defensor. O árbitro mandou seguir o jogo, e na sequência Pratto fez o gol da virada. Questionado sobre as polêmicas que cercaram o clássico, o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, preferiu falar do rendimento de seu time nos gramados do Mineirão.
“Futebol se ganha dentro de campo, e nós ganhamos dentro de campo mais uma vez”, afirmou.
Agora o Atlético-MG espera pelo resultado entre Caldense e Tombense para descobrir seu adversário na final do Campeonato Mineiro. Mas antes da decisão do estadual, a equipe entra em campo nesta quarta-feira para receber o Colo-Colo pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.