Neste sábado, o Atlético venceu o Mamoré por 2 a 0 no Estádio Bernardo Queiroz, em Patos de Minas. Embalado pela vitória sobre o Tupi na semana anterior, o Galo conquistou sua segunda vitória pelo Mineiro. Já o Mamoré sofreu uma goleada da Caldense de 6 a 1 na primeira rodada e segue sem pontuar no estadual. A partida teve boa atuação do argentino Lucas Pratto e de Pedro Botelho, além do goleiro Victor, que defendeu um pênalti. Já o Mamoré conseguiu manter uma boa linha na zaga, segurando algumas tentativas de ataque alvinegras.
O jogo- Logo aos cinco minutos, Dátolo chegou pela ponta esquerda e cruzou no fundo para Pratto, que bateu de primeira e acertou Luan na pequena área. O jogador mirou no gol adversário, mas a bola foi para fora. No lance seguinte, Bruno Limão, do Mamoré, aproveitou a falha de Leonardo Silva para cruzar e mandar para Charles, que quase marcou para o Sapo. Victor saiu e defendeu bem.
Aos nove minutos, o goleiro do Atlético faria outra bela defesa. Com Denilson ameaçando pelo lado direito, Victor deixou o gol alvinegro e deu um corte na bola. Pouco depois, Carlos lançou para Luan, que perdeu uma bela chance ao mandar a bola para fora do gol do Mamoré. Mas era questão de tempo até que o Galo finalmente marcasse o primeiro na partida. Aos 11 minutos, em um cruzamento de Luan, Pratto, sem ângulo, ajeitou no peito e mandou para Jemerson, que mandou a bola no fundo do gol de Gilberto e abriu o placar para o Atlético.
A partir do momento em que fez o gol, o Atlético diminuiu o ritmo de jogo. O Mamoré, aproveitando a oportunidade, criou maiores chances e conquistou mais confiança. Com 27 minutos, teve uma grande chance de igualar os marcadores. Jemerson sofreu uma falta na grande área e o pênalti foi marcado a favor do Sapo. O jogador se adiantou e chutou rasteiro no canto esquerdo do gol, mas o goleiro Victor foi ao chão e conseguiu afastar a bola, realizando uma bela defesa.
Poucos minutos depois, Bruno Aquino perdeu mais uma chance de empatar a partida. O jogador conseguiu ficar na cara do gol, mas mandou a bola por cima do travessão. Já próximo do fim, Marco Tiago bateu uma falta para o Mamoré, mas também chutou a bola para longe da meta atleticana, sem apresentar perigo algum ao adversário. Pratto teve uma boa arrancada de bola no lance seguinte e seguiu pela lateral do campo, mas foi marcado impedimento e o lance foi anulado.
Nos minutos finais, o Galo perdeu duas chances de marcar com Pratto. Na primeira, o argentino recebeu a bola de Carlos e errou o alvo, mandando a redonda para fora do gol. Já no outro lance, um zagueiro do Mamoré impediu que a bola chegasse ao jogador dando um belo corte na grande área.
Com o fim do primeiro tempo, o goleiro Victor analisou a postura do Atlético como ‘acomodada’ após o gol de Jemerson. “Acho que a gente tem que jogar mais. A gente acabou se acomodando um pouquinho com esse resultado, chegou a hora de concluir melhor. Eles têm feito boas jogadas pela linha, a gente tá sempre ficando impedido”, disse em entrevista à rádio Itatiaia.
“Pênalti no chão é sempre mais difícil de pegar, mas a bola estava molhada, ficou mais pesada e consegui tirar”, explicou o goleiro sobre a defesa que garantiu o placar favorável ao Galo no primeiro tempo.
Revelação da base atleticana, Jemerson abriu o placar para o Galo - Credito: Divulgação/Bruno Cantini/Atlético-MG
Segundo tempo - Já na segunda etapa, o jogo pareceu mais tenso. Com o Atlético recuperando o ânimo apresentado nos primeiros minutos, a equipe perdeu chances de aumentar a diferença no placar. Com seis minutos, Luan deu um forte chute de fora da área, mas a bola foi desviada pela zaga e saiu em escanteio. No minuto seguinte, Diego Sales mirou na meta atleticana, mas o lance foi anulado quando o bandeirinha marcou impedimento.
Aos 13 minutos, Pedro Botelho recebeu de Carlos na área, dominou com espaço e chutou com a canhota. A bola acabou indo para fora. No rebote do lance, Denilson dominou de canela no meio do campo e a bola sobrou para Carlos, que aplicou um chapéu no camisa oito.
Com 18 minutos de jogo, veio o segundo gol do Atlético. Luan recebeu a bola quase no meio de campo e arrancou sozinho, dominando antes de chegar na grande área e chutando com potência em direção ao gol adversário. Pouco depois, Dátolo tentou tabelar com Jô, que entrou no lugar de Pratto. Mas o atacante não conseguiu dominar e Pablo deu o corte, tirando a bola da área do Mamoré.
Já aos 29 minutos, Ernani bateu uma falta do meio do campo, lançando a bola na área. Bruno Aquino dominou, mas a bola acabou sobrando para Pedro Botelho. O jogador lançou para Luan que, na ponta esquerda do campo, abriu espaço e cruzou. Juliano do Mamoré, acabou desviando em um corte de cabeça.
O goleiro do Mamoré, Gilberto, realizou uma bela defesa aos 36 minutos. Após Leandro Donizete tabelar com Dodô, Jô recebeu a bola na direita da área e chutou no meio do gol, mas Gilberto conseguiu desviar a bola com o joelho. No rebote, a zaga do Sapo desviou. Pouco depois, Dodô recebeu no bico da área e cruzou na área de canhota. Juliano tentou subir, mas ficou sem a bola. Jô também perdeu a chance de finalizar no lance, ao se atrapalhar com a entrada de Juliano.
Nos últimos minutos, Ernani ainda tentou o cruzamento, mas Victor saiu e pegou a bola sem perigo. No desespero, o Mamoré se lançou em direção à área do Galo sem conseguir passar pela zaga atleticana. Os jogadores do Sapo pareceram desgastados enquanto Atlético seguiu com o toque de bola até o apito final.
Com o resultado, o Galo segue na liderança do Mineiro com seis pontos. Já o Mamoré é o último colocado sem pontuar. Na próxima rodada, o Atlético receberá o Democrata em casa, enquanto o Mamoré jogará o clássico de Patos de Minas contra a URT.
A última vez que Mamoré e Atlético-MG haviam se enfrentado foi em 2005, também pelo Mineiro. O confronto terminou em 2 a 1 para o Galo e marcou a penúltima participação do Sapo na elite. A partir de 2007, o Mamoré passou a disputar as divisões inferiores do Estadual, conquistando o acesso apenas nesta temporada.