Banfield contesta transferência de Cazares e promete ir à Fifa - Gazeta Esportiva
Banfield contesta transferência de Cazares e promete ir à Fifa

Banfield contesta transferência de Cazares e promete ir à Fifa

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

05/01/2016 às 11:20 • Atualizado: 05/01/2016 às 13:20

Belo Horizonte, MG

Juan Cazares foi apresentado como novo reforço do Galo nessa segunda-feira (Bruno Cantini/CAM)
Juan Cazares foi apresentado como novo reforço do Galo nessa segunda-feira (Bruno Cantini/CAM)


Apesar de ter sido apresentado como novo reforço do Atlético-MG nessa segunda-feira – ao lado do zagueiro Erazo e do atacante Hyuri –, o equatoriano Juan Cazares ainda pode gerar bastante dor de cabeça para a diretoria atleticana. Isto, porque o Banfield, clube onde o meia atuou, em 2015, por empréstimo, garante ter exercido a prioridade de compra do jogador e alega ter enviado todos os documentos ao Independiente del Valle, então dono dos direitos econômicos do armador, antes da data limite, no caso o dia 31 de dezembro do ano passado.

Por meio de uma nota em seu site oficial, o Banfield questionou a transferência de Cazares para o Atlético-MG e prometeu ir à Fifa para cobrar punições ao clube mineiro, ao Independiente del Valle e ao jogador de 23 anos. A agremiação argentina ainda expôs um documento assinado pelo diretor de futebol atleticano, Eduardo Maluf, que comunica a desistência do Galo da negociação, tendo em vista a situação contratual do armador com a equipe argentina.

Vale lembrar que o Independiente del Valle, por outro lado, afirma não ter recebido qualquer tipo de solicitação do clube argentino, muito menos o depósito de 1,5 milhão de dólares, referente à quantia a ser paga pelo Banfield para contratar Cazares. O jogador em sua apresentação no Atlético-MG se esquivou do assunto e colocou a situação nas mãos de seu representante.

“Isso quem resolve é o meu representante junto com o Atlético. Quero estar no campo e jogar, deixando isso para meu representante”, colocou o armador.

Confira a tradução da nota oficial publicada pelo Banfield em seu site oficial:

"O Club Atlético Banfield comunica que tomou conhecimento através de publicações jornalísticas da contratação do jogador Juan Ramon Cazares Sevillano pelo Clube Atlético Mineiro (Brasil). Em virtude disso, o Banfield executará todas as ações administrativas e judiciais para exigir uma indenização por ruptura contratual contra o jogador e os indutores da rescisão sem causa.

Banfield também informa que em 15/12/2015, enviou uma notificação ao Clube Atlético Mineiro indicando abster-se de iniciar negociações com o jogador Cazares, uma vez que o mesmo tinha contrato válido com a nossa instituição até 2018. Oportunamente, o Atlético Mineiro respondeu que estava ciente desse fato e havia desistido de prosseguir (ver anexo).

Confirmando-se a rescisão contratual mencionada, o Banfield iniciará as ações legais pertinentes ante os tribunais da Fifa, solicitando a aplicação de sanções desportivas ao jogador e ao Clube Atlético Mineiro (Brasil), considerando que a mesma foi concretizada durante o período protegido e, por sua vez, vamos processar o jogador e o Clube Atlético Mineiro, solicitando a indenização apropriada pela ruptura injustificada do contrato com base em acordos contratuais vigentes e conforme a jurisprudência predominante.

Além disso, também deverá distanciar-se da responsabilidade de agenciar e representar o jogador o senhor Jorge Marino, que trabalha na empresa Full Play (empresa que é investigada no âmbito do processo conhecido como “Fifa Gate”), de titularidade dos senhores Hugo e Mariano Jinkis. O Banfield solicitará à Fifa, em conformidade com o artigo 18º A e 18º B sanções ao Club Independiente Del Valle (Equador), entidade que havia se comprometido a ser um veículo para proteger os interesses destes “investidores terceiros” que, sem dúvida, tiveram uma clara interferência na ruptura deste contrato por parte do jogador, conforme mostra a relevante prova contida em nosso poder."

Documento assinado pelo diretor Eduardo Maluf que comunica a desistência do Galo da negociação (Reprodução)
Documento assinado pelo diretor Eduardo Maluf que comunica a desistência do Galo da negociação (Reprodução)

Conteúdo Patrocinado