Atlético de Madrid condena ataques racistas a Vini Jr. - Gazeta Esportiva
Atlético de Madrid condena ataques racistas a Vini Jr.: "Cantos inadmissíveis"

Atlético de Madrid condena ataques racistas a Vini Jr.: "Cantos inadmissíveis"

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/09/2022 às 14:02

São Paulo, SP

Nesta terça-feira, o Atlético de Madrid se pronunciou sobre os cantos racistas da torcida contra Vini Jr., antes do clássico contra o Real Madrid no último final de semana. Em comunicado oficial, o clube condenou os ataques ao brasileiro e garantiu que irá colaborar com as investigações para a identificação desses torcedores, que, segundo o clube, "não podem fazer parte da família vermelha e branca".

"O Atlético de Madrid condena veementemente os cantos inadmissíveis que uma minoria de torcedores fez fora do estádio antes do clássico. Esses cantos nos causam uma enorme rejeição e indignação e não permitiremos que nenhum indivíduo se esconda atrás de nossas cores para proferir insultos racistas ou xenófobos", disse o clube.



"Para isso entramos em contato com as autoridades para oferecer nossa máxima colaboração na investigação dos eventos ocorridos fora do estádio e exigir a identificação das pessoas que participaram para proceder à expulsão imediata daqueles que são sócios do clube", garantiu.

Os ataques a Vini Jr. aumentaram após uma crítica feita pelo agente espanhol Pedro Bravo - no programa El Chiringuito, na última semana - que nomeou como "macaquice" as danças que o brasileiro realizava após marcar um gol.

Por outro lado, o atacante segue em grande fase e empilhando boas atuações. Na atual temporada, inclusive, já são cinco gols e quatro assistências em nove jogos. Além disso, Vini Jr. foi um dos 26 convocados para os dois últimos amistosos preparatórios da Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo, contra Gana e Tunísia, e já se juntou ao restante do plantel em Le Havre, na França.



Confira o comunicado oficial do Atlético de Madrid na íntegra:


O Atlético de Madrid condena veementemente os cantos inadmissíveis que uma minoria de torcedores fez fora do estádio antes do clássico. O racismo é um dos maiores flagelos da nossa sociedade e infelizmente o mundo do futebol e os clubes não estão isentos da sua presença. Nosso clube sempre se caracterizou por ser um espaço aberto e inclusivo para torcedores de diferentes nacionalidades, culturas, raças e classes sociais e poucos não conseguem manchar a imagem de milhares e milhares de atletas que apoiam seu time com paixão e respeito ao rival .

Esses cantos nos causam uma enorme rejeição e indignação e não permitiremos que nenhum indivíduo se esconda atrás de nossas cores para proferir insultos racistas ou xenófobos. No Atlético de Madrid temos tolerância zero ao racismo, o nosso empenho na luta contra este flagelo social é total e não vamos parar até o eliminarmos. Para isso entramos em contato com as autoridades para oferecer nossa máxima colaboração na investigação dos eventos ocorridos fora do estádio e exigir a identificação das pessoas que participaram para proceder à expulsão imediata daqueles que são sócios do clube.

Queremos também convidar todos os profissionais ligados ao mundo do futebol a fazer uma profunda reflexão. Deixando claro mais uma vez nossa mais forte condenação a esses eventos, que não têm a menor justificativa, acreditamos que o que aconteceu nos dias que antecederam o dérbi é inadmissível. Pede-se aos torcedores sanidade e racionalidade e, no entanto, profissionais de diversas áreas geraram uma campanha artificial durante a semana, acendendo o estopim da polêmica sem medir o impacto de suas ações e manifestações.

A dor que a família vermelha e branca sente por este evento é enorme. Não podemos permitir que alguém associe nossos fãs a esse tipo de comportamento e questione nossos valores por causa de uma minoria que não nos representa. Nossa decisão é firme e retumbante e não vamos parar até expulsá-los da família vermelha e branca porque eles não podem fazer parte dela.

Conteúdo Patrocinado