O Athletico-PR anuncia um projeto em parceria com a 30e, empresa líder em entretenimento ao vivo no Brasil. A Arena da Baixada passará por significativas intervenções estruturais entre abril e agosto de 2026, com o objetivo de consolidar o estádio como uma das arenas multieventos mais modernas do país. A principal novidade será a instalação da primeira arquibancada retrátil em uma arena brasileira, uma iniciativa que visa otimizar a agenda de eventos e mitigar conflitos com o calendário do futebol.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram
Participe do canal da Gazeta Esportiva no WhatsApp
Flexibilidade e capacidade ampliadas para eventos
Com a nova estrutura, a Arena da Baixada ganhará flexibilidade operacional, permitindo a realização de jogos mesmo durante os períodos de montagem e desmontagem de palcos para grandes shows. A obra inclui a criação de uma área específica para a montagem de palcos fora do gramado, no Setor Cel. Dulcídio Inferior.
Neste local, a arquibancada de concreto existente será demolida para dar lugar a uma nova arquibancada metálica retrátil, que utilizará as cadeiras atuais e contará com um sistema motorizado de abertura e fechamento, acionado hidraulicamente. Além disso, a implementação de novas rotas de fuga a partir do gramado permitirá um aumento de aproximadamente 20% na capacidade de público para espetáculos.
Parceria estratégica e visão de futuro
A viabilização deste projeto inédito se dará através de uma parceria estratégica entre o Athletico Paranaense e a 30e, conforme contrato firmado em junho de 2025. Este modelo de colaboração assegura a execução da iniciativa sem a necessidade de imobilização de recursos financeiros do clube. Fernando Volpato, diretor de operações do Athletico Paranaense, destaca o avanço: "A Arena da Baixada já é uma referência em eventos no país. Agora, será a arena multieventos mais completa do Brasil."
Detalhes técnicos da nova estrutura
Os módulos da arquibancada metálica retrátil já estão em fase de produção na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo. A estrutura é projetada para oferecer um acionamento hidráulico motorizado, garantindo eficiência e agilidade na transição entre eventos esportivos e shows.