Athletic Bilbao reúne multidão em desfile de barcos para festejar título da Copa do Rei - Gazeta Esportiva
Athletic Bilbao reúne multidão em desfile de barcos para festejar título da Copa do Rei

Athletic Bilbao reúne multidão em desfile de barcos para festejar título da Copa do Rei

Gazeta Esportiva

Por AFP

11/04/2024 às 18:30

São Paulo, SP

Bilbao se cobriu de vermelho e branco numa quinta-feira de comemorações pelo título da Copa do Rei que o Athletic conquistou no último sábado e os jogadores viveram um dia inesquecível a bordo do emblemático barco conhecido como 'Gabarra'.

Esta pequena embarcação tradicional faz parte da história do clube e o desfile ao longo do rio Nervión, que atravessa a cidade basca, não era realizado havia quarenta anos. Foram quatro décadas de espera para conquistar um grande título, algo que os 'Leones' finalmente conseguiram no sábado ao vencer o Mallorca na disputa de pênaltis.

Foi a 24ª Copa do Rei da história do Athletic, número que só é superado pelo Barcelona, que tem 31 troféus dessa competição em sua galeria.

O percurso da 'Gabarra' foi de treze quilômetros, desde a cidade vizinha de Getxo até à Câmara Municipal de Bilbao. No caminho, as multidões se concentraram às margens do rio, numa cidade enfeitada com as cores do clube e que desde sábado vive uma explosão de alegria coletiva.



 










Ver esta publicação no Instagram























 

Uma publicação partilhada por Athletic Club (@athleticclub)






Em memória das gerações passadas, os campeões da Copa do Rei lançaram pétalas de rosas brancas e vermelhas nas águas do rio.

"Foram muitas lágrimas derramadas, muitas finais perdidas, mas agora estamos aqui. Isto é nosso, isto é de vocês, de toda a família do Athletic", disse o capitão Iker Muniain da varanda da Câmara Municipal, mostrando o troféu aos torcedores.

"Obrigado por fazerem deste dia algo incrível. Somos os melhores em comemorar. Tentaremos ser melhores do que somos. Iremos sempre lutar por tudo", prometeu o técnico Ernesto Valverde.

Os jogadores aproveitaram o inesquecível dia em meio a muita emoção e euforia após a conquista histórica.

"Ainda tenho que me beliscar quando vejo isso. Estamos loucos, estamos loucos, conseguimos! Estamos super orgulhosos. Para quem está aí e para quem não está. Pelo que transmitimos durante esta Copa e pelas emoções. Este torcedor e o povo merecem. Curtimos muito e hoje é um dia para aproveitar mais", declarou Iñaki Williams à televisão regional basca, ETB.

Conteúdo Patrocinado