O camisa 10 da Albiceleste bateu pênalti com categoria e abriu o placar no Estádio Lusail, aos 34 minutos do primeiro tempo. Depois, ainda na etapa inicial, deu o passe para Julián Álvarez partir em contra-ataque e fazer o segundo dos argentinos.
Por fim, já aos 24 minutos do tempo complementar, Messi fez linda jogada individual pela direita e rolou para o jovem camisa 9 apenas balançar a rede de Livakovic e sacramentar a vitória da Argentina.
💪 When Argentina needed it most, Messi produced one of his best ever #FIFAWorldCup performances.
Tonight’s #Budweiser Player of the Match ensures he has another shot at football’s ultimate prize. 😍
🇦🇷 #ARGCRO 🇭🇷 #POTM #YoursToTake #BringHomeTheBud pic.twitter.com/p8qD8RiSrM
— Budweiser Football (@budfootball) December 13, 2022
Demais números e troféus de Messi na Copa
Além da partida desta terça, o jogador de 35 anos foi escolhido melhor em campo nos confrontos contra México, Austrália e Holanda. Ao todo, em seis jogos no Mundial, Messi fez cinco gols - empatado com Mbappé como artilheiro do torneio - e deu três assistências.
Ademais, o craque argentino se tornou o maior artilheiro de sua seleção na história das Copas do Mundo - são 11 gols em cinco participações, um a mais que o ex-atacante Batistuta. Messi também igualou o recorde de Lothar Matthaus como jogador com mais jogos em Mundiais, tendo tudo para ultrapassar o alemão na decisão do torneio.
Agora, a Argentina espera o vencedor de França e Marrocos, que acontece nesta quarta-feira, a partir das 16h (de Brasília), para saber seu adversário na grande final do Mundial do Catar. O confronto valendo a taça da Copa do Mundo então acontece no próximo domingo, às 12h, novamente no Estádio Lusail.