Alemanha está 'pronta para pagar multas' por críticas ao Catar - Gazeta Esportiva
Alemanha está 'pronta para pagar multas' por críticas ao Catar

Alemanha está 'pronta para pagar multas' por críticas ao Catar

Gazeta Esportiva

Por AFP

18/11/2022 às 18:00

São Paulo, SP

A seleção da Alemanha, que se manifestou a favor dos direitos humanos durante a Copa do Mundo, está "pronta para pagar as multas" por seus posicionamentos, declarou o presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB, na sigla em alemão), nesta sexta-feira. "Se houver sanções financeiras, a título pessoal estou pronto para pagar as multas", disse Bernd Neuendorf, que comanda a instituição.

A preparação para o torneio, que começa neste domingo, foi tomada pela preocupação em respeito aos direitos dos trabalhadores, das mulheres e da comunidade LGBTQIA+ no emirado.



Manuel Neuer, goleiro e capitão da equipe alemã, juntamente com capitães de outras seleções europeias, se comprometeu a utilizar a braçadeira "One Love", que celebra a diversidade e inclusão.

O gesto "não é político, tem um valor de compromisso a favor dos direitos humanos. Não descartamos realizar outras ações", disse Neuendorf em resposta às declarações da Fifa sobre o assunto, acrescentando que é necessário "enviar uma mensagem forte". "Dizer que não deveríamos nos concentrar nos direitos humanos durante a Copa do Mundo realmente me irritou", reforçou.

A entidade máxima do futebol, através de um pronunciamento do presidente Gianni Infantino, sugeriu que as 32 seleções participantes "se concentrem no futebol" e pediu às equipes que não "dessem mais lições de moral". Recentemente, a Fifa proibiu a seleção da Dinamarca de treinar com camisas em apoio aos direitos humanos.

Neuendorf reiterou que a DFB não apoia a candidatura do dirigente à reeleição na presidência da entidade, em votação que acontece em março de 2023. No cargo desde 2016, o dirigente é o único candidato ao posto.




A Alemanha, tetracampeã em Copas do Mundo, faz sua estreia no torneio nesta quarta-feira contra a seleção do Japão.

Conteúdo Patrocinado