"Atletismo mudou minha vida por completo", diz campeão de 15 anos - Gazeta Esportiva
"Atletismo mudou minha vida por completo", diz campeão de 15 anos

"Atletismo mudou minha vida por completo", diz campeão de 15 anos

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

19/12/2015 às 18:40 • Atualizado: 19/12/2015 às 19:03

São Paulo, SP

Atletas mirins durante a 22ª São Silvestrinha 2015, realizada na pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ibirapuera), na Zona Sul de São Paulo.
Vinicius Catai arrancou nos metros finais para ficar com o título da categoria de 15 anos (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


A 22ª edição da São Silvestrinha provou neste sábado que tem o poder de motivar meninos e meninas a buscar um futuro melhor através da prática esportiva. É o caso de Vinicius Fernando da Luz Catai, campeão da categoria de 15 anos da competição. Em sua segunda participação na prova, o atleta arrancou nos segundos finais e superou os demais concorrentes nos 600m rasos.

"Competi há dois anos nos 100m. Fui bem, mas não cheguei a ganhar. Agora consegui o título. Foi muito difícil, os companheiros vieram todos juntos na cola, mas escapei no final e consegui ganhar", disse Vinicius. O jovem atleta afirma que o diferencial para competir em alto nível é a rotina regrada que costuma manter. "Treino, treino e treino. Eu treino todo dia de segunda a sexta-feira. Esse é o meu diferencial".

Apesar da juventude, Vinicius mostra maturidade ao falar sobre os benefícios que o atletismo trouxe para sua vida pessoal. "O atletismo mudou minha vida completamente. Ele trouxe responsabilidade, educação e disciplina. Antes eu era um menino largado, ficava o dia inteiro na rua sem fazer nada da vida. Isso durou até o dia em que a equipe de Barueri passou na minha escola e me chamou para fazer um teste. Já estou há quatro anos no esporte", disse o jovem.

Inspirado em João do Pulo, o atleta agora almeja títulos estaduais e brasileiros em 2016. Ele, contudo, cobra mais divulgação das competições para que outros jovens possam conhecer o atletismo. "É difícil para nós porque essa não é uma modalidade que está em alta no Brasil. Não está em evidência e são poucos os patrocínios. Isso deixa muita gente fora do esporte. Nós temos vários ídolos nacionais e internacionais e precisamos valorizá-los", concluiu.

Conteúdo Patrocinado