Nathan Torquato conquista primeira medalha de ouro da história do parataekwondo - Gazeta Esportiva
Gazeta Esportiva

Nathan Torquato conquista primeira medalha de ouro da história do parataekwondo

São Paulo, SP

Publicação 02/09/21 | 12:23

Nesta quinta-feira, Nathan Torquato fez história ao ganhar a primeira medalha de ouro da história do taekwondo em Jogos Paralímpicos. Na categoria de até 61 quilos (classe K44), o brasileiro superou o egípcio Mohamed Elzayat na final.

Apesar de o combate ter sido iniciado, Elzayat contava com uma lesão no rosto, sofrida na semifinal, quando levou um golpe irregular de Danii Sidorov. Na ocasião, ele foi retirado do tatame de maca e acabou indo ao hospital. O russo, por sua vez, foi punido e desclassificado.

Já na luta desta quinta-feira, depois de apenas alguns segundos, os árbitros decidiram encerrar a disputa, para preservar a saúde do egípcio. Assim, Nathan Torquato, de 20 anos, conquistou a medalha de ouro, tornando-se o primeiro paratleta da história na modalidade.

“Estou muito feliz por fazer parte disso e dessa conquista. Foi difícil, senti um pouco na primeira luta, mas cresci ao longo da competição e o resultado foi incrível”, declarou Nathan.


A trajetória do brasileiro rumo à final das Paralimpíadas de Tóquio contou com três embates. Primeiramente, ele derrotou o russo Parfait Hakizimana por pontos (27 a 4). Nas quartas de final, superou o japonês Mitsuya Tanaka por 58 a 24. Por fim, na fase seguinte, venceu o italiano Antonino Bossolo por 37 a 34.

Deixe seu comentário