França recebe dois atletas paralímpicos afegãos dos Jogos de Tóquio

AFP - São Paulo,SP

10-09-2021 11:18:54

Os dois atletas afegãos que participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio serão recebidos na França. O anúncio foi realizado pela ministra dos Esportes, Roxana Maracineanu, nesta sexta-feira.

“Desejavam voltar para a França, e nós os recebemos, assim como milhares de afegãos”, disse ela à imprensa.

Os paratletas Zakia Khudadadi e Hossain Rasouli, cuja participação nas Paralimpíadas esteve ameaçada pela chegada dos talibãs ao poder, desembarcaram em solo francês pouco depois do encerramento do evento no último domingo. Os dois viajaram para o Japão em meados de agosto, através da França.

Khudadadi foi eliminada nas quartas de final da repescagem pela ucraniana Viktoriia Marchuk. (Foto: Philip Fong/AFP)

Em colaboração com os Ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, a pasta de Esportes conseguiu levá-los de Cabul para Paris alguns dias antes do início dos Jogos Paralímpicos, em 24 de agosto.

“Conseguimos retirá-los de Cabul e, agora, devem descansar e treinar”, afirmou Roxana Maracineanu.

Nos Jogos de Tóquio, Khudadadi participou das competições de taekwondo (K44), e Rasouli, que perdeu seu braço esquerdo na explosão de uma mina, dos 400m (T47) do atletismo.

“Eu os acompanhei. Sabem que tenho um passado próximo ao deles, porque também cheguei à França como refugiada [em 1984, procedente da Romênia]. Então, sou muito sensível à situação deles”, acrescentou a ministra, que não deu mais detalhes sobre seu estado “por questões de segurança”.

Deixe seu comentário