Atleta paralímpico francês inicia travessia a nado de 122 km no Lago Titicaca - Gazeta Esportiva
Atleta paralímpico francês inicia travessia a nado de 122 km no Lago Titicaca

Atleta paralímpico francês inicia travessia a nado de 122 km no Lago Titicaca

Gazeta Esportiva

Por AFP

10/11/2021 às 21:38

São Paulo, SP

O nadador paralímpico francês Théo Curin, de 21 anos, embarcou nesta quarta-feira em um desafio inédito: nadar 122 quilômetros da Bolívia ao Peru pelo Lago Titicaca, a 3,8 mil metros de altitude.

"São muitas emoções", disse Curin, que teve seus membros amputados aos seis anos devido à meningite, antes de pular na água gelada com outros dois atletas. "E pensar que há um ano estávamos apenas escrevendo esta história", acrescentou.

Os companheiros de equipe de Curin são a ex-nadadora olímpica Malia Metella, de 39 anos, que está aposentada das piscinas há 11 anos, e Matthieu Witvoet, de 27, que se define como um "ecoaventureiro". O trio deu a primeira braçada às 8h15 locais (8h15 de Brasília) na praia da cidade boliviana de Copacabana, e espera completar o desafio em dez dias. Seu destino são as Ilhas Uros, na baía de Puno, no Peru.

(Foto: Aizar Raldes/AFP)


Os atletas vão nadar se revezando em turnos acompanhados por um bote construído com resíduos e terão como objetivo passar uma mensagem sobre o cuidado com o meio ambiente. Durante a viagem, eles vão filtrar a água do lago para beber e vão armazenar os alimentos em sacolas reutilizáveis para não gerar resíduos poluentes.

Antes de pular na água, Curin e seus companheiros receberam o reconhecimento das autoridades locais e a bênção de um amauta, ou sábio aimará, que atirou pétalas brancas sobre eles em um ritual de oferenda à Cota Mama (Mãe Água) para pedir por sua proteção. Dez atletas da Federação Boliviana de Natação nadaram com a equipe durante os primeiros quilômetros do trajeto.

O nadador do leste da França ficou em quarto lugar nos 200 metros livres nos Jogos Paralímpicos do Rio-2016 e foi duas vezes vice-campeão mundial.

Conteúdo Patrocinado