Veja as informações das principais instalações para os Jogos Olímpicos de Tóquio - Gazeta Esportiva
Veja as informações das principais instalações para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Veja as informações das principais instalações para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Gazeta Esportiva

Por AFP

13/04/2021 às 13:25

São Paulo, SP

Apesar da pandemia ter adiado por um ano os Jogos Olímpicos de Tóquio e continuar prejudicando os preparativos a 100 dias da cerimônia de abertura, as instalações esportivas construídas ou modernizadas para o evento estão prontas.

No total, serão utilizados 43 locais durante os Jogos Olímpicos (23 de julho a 8 de agosto) e Paralímpicos (24 de agosto a 5 de setembro): 25 já existiam, 10 são temporários e oito foram construídos para a ocasião.

As instalações estão divididas em duas zonas da capital: a baía de Tóquio, em terrenos artificiais próximos do Oceano Pacífico, e uma 'Zona Herança', mais central e que reutiliza instalações dos Jogos Olímpicos de 1964, reformadas ou reconstruídas.



O NOVO ESTÁDIO OLÍMPICO

O principal cenário dos Jogos foi completamente reconstruído, em pleno coração da capital. Inaugurado no fim de 2019, receberá as cerimônias de abertura e encerramento, além da maioria das provas de atletismo e algumas partidas de futebol.

O local tem capacidade para 68.000 espectadores, mas as restrições de saúde limitarão a presença do público, pois o evento não receberá torcedores procedentes do exterior.

As obras, financiadas pelo Estado, provocaram grande polêmica em 2015 pelo custo do projeto inicial da arquiteta britânico-iraquiana Zaha Hadid - mais de 2,3 bilhões de dólares -, o que teria transformado o estádio no mais caro do mundo.

O governo japonês selecionou outro projeto, menos caro e de autoria do arquiteto local Kengo Kuma, com materiais de construção tradicionais, como a madeira de cedro do país.

CENTRO AQUÁTICO

Esta sede imponente da baía de Tóquio, com capacidade para 15.000 espectadores, receberá as provas de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais.

Uma de suas peculiaridades é que tem uma parede modular que permite transformar sua piscina principal de 50 metros em duas piscinas separadas de 25 metros cada. A profundidade das piscinas também pode ser alterada.

Depois dos Jogos, a instalação receberá outras competições e também será aberta ao público.

SEA FOREST WATERWAY

Este novo centro para as competições de remo e canoagem fica em uma ilha artificial da baía de Tóquio. Consiste em uma piscina de dois metros de comprimento, com oito faixas e protegida por uma barragem.

A capacidade é de 24.000 espectadores durante os Jogos Olímpicos. Depois será reduzido para 2.000 cadeiras.

ARIAKE ARENA

As competições olímpicas de vôlei e as paralímpicas de basquete acontecerão nesta arena para 15.000 espectadores.

Os painéis solares que cobrem o teto curvado foram projetados de maneira a evitar os reflexos de luz em direção aos edifícios próximos.

Como no caso do Centro Aquático, o edifício tem captores térmicos e bombas geotérmicas com o objetivo de reduzir as emissões de CO2.

Depois dos Jogos receberá eventos esportivos e shows.

NIPPON BUDOKAN

Um templo das artes marciais com o teto curvado, para emular a forma do Monte Fuji. Edifício octogonal próximo ao Palácio Imperial, construído para o judô nos Jogos 1964, será o local de competição de judocas e caratecas.

O Nippon Budokan também é considerado um local mítico para shows. Os Beatles tocaram no ginásio em 1966.

VILA OLÍMPICA

Em uma faixa de terra retangular recuperada do mar, a Vila Olímpica tem 21 edifícios de uma dezena de andares, com 18.000 camas de capacidade durante os Jogos Olímpicos e 8.000 para os Jogos Paralímpicos.

Depois dos eventos será um bairro residencial de luxo. O adiamento por um ano dos Jogos foi um problema, pois 900 apartamentos já haviam sido vendidos.

ESTÁDIO DE BEISEBOL DE AZUMA

O nordeste do país, principal região afetada em 2011 pelo terremoto, tsunami e acidente nuclear de Fukushima, foi associado simbolicamente ao projeto olímpico, chamado de "Jogos da reconstrução" pelo governo.

Os torneios olímpicos de beisebol, esporte muito popular no Japão, e softbol acontecerão no estádio de Azuma, na cidade de Fukushima.


Conteúdo Patrocinado