O Time Brasil deu mais um passo na preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 neste domingo. Em Livigno, Pat Burgener e Augustinho Teixeira realizaram o primeiro treino oficial do snowboard halfpipe brasileiro, marcando a estreia da modalidade na agenda de atividades da delegação no país europeu.
A dupla foi à pista do Livigno Snow Park, que conta com 200 metros de extensão e inclinação de 18 graus. Com temperatura de aproximadamente -4°C no início da sessão, os atletas aproveitaram o treino para avaliar as condições da neve e iniciar a adaptação ao halfpipe em formato de “U”.
Augustinho destacou a importância do primeiro contato com a pista para o planejamento dos próximos dias. “Esse primeiro treino é muito importante para ajustar, ter informações da realidade da pista e planejar os próximos dias. Foi um primeiro dia bom, gostei bastante da pista, é a melhor que eu já andei”, afirmou. Segundo ele, a boa impressão inicial também ajuda no aspecto mental. “Depois desse treino, minha expectativa aumentou porque me senti bastante confortável, o que ajuda muito no desempenho”, completou.
Burgener e Augustinho ainda retornam ao halfpipe em mais duas oportunidades, na noite desta segunda-feira e na manhã de terça. As qualificatórias estão marcadas para o dia 11, a partir das 15h30 (horário de Brasília), com os 12 melhores avançando à final, no dia 13.
Também neste domingo, a cerca de 200 quilômetros de Livigno, em Predazzo, o Time Brasil de esqui cross-country seguiu com sua preparação. Bruna Moura voltou aos treinos após participar do desfile de abertura dos Jogos no Estádio San Siro, em Milão, e se juntou a Manex Silva e Duda Ribera para atividades no Estádio de Esqui Cross-Country de Tesero.
Apesar de já terem realizado sessões anteriores no local, o trio ainda trabalha em ajustes antes da estreia oficial. O esqui cross-country será a primeira modalidade brasileira em Milão-Cortina 2026, com a prova do sprint clássico feminino programada para o dia 10, às 5h15 (horário de Brasília).
Aos 21 anos, Duda Ribera, a mais jovem da equipe e que disputa sua segunda edição olímpica, avaliou positivamente o treino. “Foi uma atividade muito produtiva, apesar da neve estar mais solta por causa das condições climáticas. Me senti bem e agora é buscar mais confiança para o treino oficial e para a competição”, disse.
Alô voleifã! 👀🏐
Lukas Bergmann deu uma passadinha na #CasaBrasilMilano e conheceu de perto tudo que ela tem a oferecer.
E ainda botou um desafio na mesa valendo um açaí. 😂#InvernoTimeBrasil #MilanoCortina2026 pic.twitter.com/1hBPDrnIOh
— Time Brasil (@timebrasil) February 8, 2026
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 serão realizados entre 6 e 22 de fevereiro e reunirão mais de 2.900 atletas de 92 países, em 16 modalidades de neve e gelo. Esta será a terceira vez que a Itália recebe o evento, após as edições de Cortina d’Ampezzo 1956 e Turim 2006.
O Brasil chega à sua décima participação consecutiva em Jogos Olímpicos de Inverno e terá a maior delegação de sua história, com 14 atletas e um reserva. Até Pequim 2022, o país contou com 40 representantes na competição. O melhor resultado brasileiro segue sendo o 9º lugar de Isabel Clark, no snowboard cross, em Turim 2006, enquanto no gelo o destaque é o 13º lugar de Nicole Silveira, no skeleton, em Pequim 2022.
Veja também:
Todas as notícias da Gazeta Esportiva
Canal da Gazeta Esportiva no YouTube
Siga a Gazeta Esportiva no Instagram