Presidente da CBAt defende adiamento das Olimpíadas, mas teme calendário prejudicial aos atletas - Gazeta Esportiva
Presidente da CBAt defende adiamento das Olimpíadas, mas teme calendário prejudicial aos atletas

Presidente da CBAt defende adiamento das Olimpíadas, mas teme calendário prejudicial aos atletas

Gazeta Esportiva

Por Rafael Silva

24/03/2020 às 13:37 • Atualizado: 24/03/2020 às 13:38

São Paulo, SP

Minutos após o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro, conversou exclusivamente com a Gazeta Esportiva e passou todo o posicionamento da maior entidade do atletismo no Brasil sobre o acontecimento e as perspectivas futuras.

Devido a pandemia do coronavírus, que vem deixado o mundo em alerta, as Olimpíadas enfim tiveram a postergação confirmada nesta manhã. O Comitê Olímpico Internacional sofria forte pressão de comitês nacionais e esportistas por uma intervenção na realização do evento para o bem de todos os envolvidos.

Warlindo espera que o atletismo brasileiro tenha seu melhor desempenho na história das Olimpíadas (Foto: Reprodução/ CBAt)


Para o mandatário da CBAt, a notícia foi um alívio. Segundo o mesmo, a decisão passava por questões burocráticas.

"Estou muito aliviado. Acredito que estavam esperando ordens de patrocinadores, emissoras de televisão. Estava criando uma ansiedade desnecessária. Diminui agora a intensidade e vamos aguardar a nova data para reformular o calendário", comentou.

O Comitê Olímpico Brasileiro já havia se pronunciado no último sábado, sendo favorável a suspensão da disputa. Rapidamente a medida ganhou adesão das confederações, o que foi vital, segundo o presidente, pensando na saúde pública.

"Estávamos conversando diariamente. No momento que outros países começaram o movimento para o adiamento, o COB se posicionou favorável também. O mais importante aqui é a saúde da sociedade. O COB definiu que o correto era o adiamento e teve apoio de todas as confederações nacionais", contou.

A partir de agora, todos os esportes aguardarão uma definição da nova data de início dos Jogos para que possa se reorganizar o calendário. Esta e a próxima temporada do atletismo devem sofrer grandes impactos, em decorrência do número de competições marcadas para os períodos.

Em 2020, haveria o Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 13 a 15 de março, em Nanquim, na China, e o Mundial de Meia Maratona, em 29 de março, em Gdynia, na Polônia. Ambos já foram adiados para 2021, tentando evitar a propagação do covid-19. Ainda neste ano, a agenda do esporte conta com o Mundial sub-20, em junho, no Quênia, o Sul-Americano sub-23 em outubro, além do Mundial das Forças Armadas, que ocorrerá no Brasil, em dezembro.




Diante dos problemas de remanejamento de datas, Warlindo convive com as incertezas e aguarda uma posição oficial para evitar danos aos atletas.

"Todos estão na incerteza. Todo alto rendimento pensava nos Jogos Olímpicos. Creio que até o final de abril teremos a data certa da realização em 2021, a partir daí definimos todo o calendário, minimizando os impactos nos atletas. O treinamento esportivo tem uma bíblia para ser seguida. É fundamental ter planejamento e periodicidade, com rigor científico, de aclimatação climática. Diante da dúvida que tinha, pairava falta de esclarecimentos", revelou.

Diante do cenário caótico, a Confederação Brasileira de Atletismo se vira como pode. Através de seu site, a entidade já cancelou todas as competições nacionais marcadas até o dia 31 de maio e vem acompanhando de perto as federações locais.



Apesar do medo, Warlindo Carneiro é bastante otimista quanto ao futuro e prevê o melhor desempenho do Brasil no atletismo na história dos Jogos Olímpicos.

"Sou muito otimista e suspeito para falar. Vamos fazer uma das melhores apresentações do atletismo brasileiro na história. Tenho certeza que vamos melhorar os resultados em 2021. É a nossa melhor safra, ninguém tem idade muito alta, que não vai poder competir ano que vem. Temos uma leva bastante grande de atletas com índice olímpico".

Conteúdo Patrocinado