No judô, Rafael Buzacarini é eliminado por atual campeão europeu e se despede dos Jogos Olímpicos - Gazeta Esportiva
No judô, Rafael Buzacarini é eliminado por atual campeão europeu e se despede dos Jogos Olímpicos

No judô, Rafael Buzacarini é eliminado por atual campeão europeu e se despede dos Jogos Olímpicos

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/07/2021 às 23:51 • Atualizado: 29/07/2021 às 01:26

São Paulo, SP

A quarta-feira marcou a estreia e eliminação de Rafael Buzacarini nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na categoria até 100kg do judô, o brasileiro enfrentou o belga e atual campeão europeu Toma Nikiforov e se despediu após sofrer um waza-ari no Budokan.

"Eu já tinha enfrentado ele. Minha estratégia era deixar a lutar seguir, ir longe, eu tinha recurso, tinha físico e estava preparado para ir longe. Na luta, eu até senti que ele estava cansando, mas foi um momento ali que eu acabei errando, andando para cima e ele acertou um golpe. Tive que abrir no final da luta e acabei perdendo", comentou o representante nacional.

O brasileiro iniciou o combate na defensiva e viu Nikiforov atacar nas três primeiras tentativas. A postura de Rafael gerou uma punição por falta de combatividade.

Logo em seguida, o brasileiro derrubou o belga pela primeira vez e aumentou o ritmo da luta. Ainda assim, não foi o suficiente.

Restando 37 segundos de combate, Nikiforov encontrou um waza-ari e jogou pressão para o lado do brasileiro. Rafael tentou reverter a situação nos segundos finais, mas o tempo se esgotou.

"Difícil. Foram cinco anos treinando, mesmo dentro das adversidades, treinando para chegar, mesmo que fossem dez minutos, e eu aguentar. Queria sair com a medalha", explicou o brasileiro.

Conteúdo Patrocinado