Jaqueline Mourão iguala marcas de Formiga e Scheidt em prova de mountain bike - Gazeta Esportiva
Jaqueline Mourão iguala marcas de Formiga e Scheidt em prova de mountain bike

Jaqueline Mourão iguala marcas de Formiga e Scheidt em prova de mountain bike

Gazeta Esportiva

Por AFP

27/07/2021 às 06:29

São Paulo, SP

A Suíça dominou a competição de mountain bike feminino dos Jogos de Tóquio-2020 nesta terça-feira, ocupando as três primeiras colocações, algo sem precedentes desde que a modalidade passou a fazer parte do programa olímpico em 1996. Ao final dos 20,5 km do traçado de Izu, no sopé do Monte Fuji, o ouro foi conquistado por Jolanda Neff, enquanto suas compatriotas Sina Frei e Linda Indergand levaram a prata e o bronze, respectivamente.

A brasileira Jaqueline Mourão marcou presença e terminou a prova na 35ª colocação, com duas voltas a menos do que a medalhista de ouro. Ela igualou Formiga, do futebol, e Robert Scheidt, da vela, como a atleta com mais participações olímpicas. Ao todo, são sete, somando Jogos de verão e de inverno.

Neff se mostrou imbatível. A suíça assumiu a liderança desde os primeiros quilômetros, aumentando gradativamente a vantagem até ter uma margem relativamente confortável de um minuto em relação a suas perseguidoras, para administrar essa vantagem com calma depois.




No difícil e técnico circuito de Izu, que se complicou ainda mais com a forte chuva que caiu poucas horas antes da prova, as suíças não cometeram erros, enquanto muitas de suas adversárias perderam tempo com escorregões ou falhas técnicas.

Jolanda Neff, 28 anos, era uma das favoritas, já que faz parte da elite mundial: campeã mundial da maratona de mountain bike em 2016, depois cross-country e revezamento no ano seguinte. Ela também tem quatro títulos de campeã europeia em seu currículo.

Versátil, Neff também já competiu no ciclismo de estrada, em que conquistou dois títulos de campeã suíça (2015 e 2018).

Conteúdo Patrocinado