Istambul anuncia desejo de sediar Jogos Olímpicos de 2036 - Gazeta Esportiva
Istambul anuncia desejo de sediar Jogos Olímpicos de 2036

Istambul anuncia desejo de sediar Jogos Olímpicos de 2036

Gazeta Esportiva

Por AFP

13/07/2021 às 12:26 • Atualizado: 13/07/2021 às 12:27

São Paulo, SP

O prefeito de Istambul anunciou, nesta terça-feira, a intenção de propor a candidatura da capital econômica da Turquia para sediar os Jogos Olímpicos de verão em 2036, após a tentativa frustrada de 2020.

"Nosso objetivo é a organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036", declarou o prefeito Ekrem Imamoglu. "Estou convencido de que conseguiremos", acrescentou.

Com boas infraestruturas, a cidade de Istambul já apresentou sua candidatura para sediar os Jogos de 2020, mas perdeu para Tóquio no final.

Imamoglu explicou que a candidatura para 2036 faz parte de um plano para fomentar a prática de atividades esportivas em Istambul e no restante da Turquia.

Além dos aspectos esportivos, a candidatura também tem uma dimensão política. Pertencente à oposição, o prefeito Imamoglu é um dos principais adversários do presidente turco Recep Tayyip Erdogan e faz parte dos possíveis candidatos para enfrentar o chefe de Estado nas próximas eleições presidenciais em 2023.




Com o anúncio desta candidatura, o prefeito desafia Erdogan em um terreno onde é muito querido. O presidente turco, adepto à diplomacia esportiva, tentou várias vezes organizar competições internacionais, como os Jogos Olímpicos de 2020 e a Eurocopa de 2024, sem sucesso em ambos os casos.

Esses fracassos foram vistos como humilhações para Erdogan, que estava pessoalmente envolvido nessas candidaturas com a esperança de reforçar sua imagem e exibir as infraestruturas construídas em Istambul desde sua chegada ao poder em 2003.

No entanto, pela sua rivalidade com Imamoglu, é pouco provável que Erdogan apoie a nova candidatura de Istambul, cujo prefeito acusa frequentemente o governo de colocar obstáculos.

Nenhum ministro estava presente na cerimônia desta terça-feira. Apesar de tudo, Imamoglu fez um apelo "ao Estado e a todas as instituições interessadas para cooperarem neste objetivo comum".

Embora o processo oficial de apresentação de candidaturas para a organização das Olimpíadas de 2036 ainda não tenha começado, Londres já expressou em maio seu desejo de sediá-las.

Conteúdo Patrocinado