Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Homens poderão competir no nado artístico dos Jogos de Paris 2024

Homens poderão competir no nado artístico dos Jogos de Paris 2024

Gazeta Esportiva

Por AFP

22/12/2022 às 14:40

São Paulo, SP

Os homens poderão competir nas provas de nado artístico dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, anunciou nesta quinta-feira a Federação Internacional de Natação, depois da aprovação do Comitê Olímpico Internacional (COI).

"Os homens poderão a partir de agora participar da prova por equipes", explicou a World Aquatics em um comunicado. Cada equipe de oito membros poderá contar "com um máximo de dois homens", detalhou a federação. Dez equipes vão competir nos Jogos de Paris.

O nado artístico, chamado até 2017 de nado sincronizado, está presente nos Jogos Olímpicos desde a edição de Los Angeles, em 1985, mas a de Paris em 2024 será a primeira que os homens poderão fazer parte de uma equipe.



No Campeonato Mundial, os homens já estão autorizados a participar do nado artístico desde 2015.

"É um dia de celebração para os que fizeram campanha pela inclusão dos homens neste esporte nos Jogos Olímpicos e para os que foram os pioneiros na participação dos homens", comemorou a World Aquatics.

"A inclusão dos homens no nado artístico olímpico era considerada como um sonho impossível. Agora, graças à perseverança (dos nadadores) e ao apoio de tantas pessoas, todos os atletas podem estar lado a lado de maneira igual e almejar a glória olímpica", celebrou Bill May, primeiro campeão do mundo masculino, na prova de duplas mistas, em 2015, e atualmente treinador.

Conteúdo Patrocinado