Em Miyagi, partidas olímpicas de futebol são disputadas com público - Gazeta Esportiva
Em Miyagi, partidas olímpicas de futebol são disputadas com público

Em Miyagi, partidas olímpicas de futebol são disputadas com público

Gazeta Esportiva

Por AFP

24/07/2021 às 11:27

São Paulo, SP

Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 são disputados sem público, com exceção das partidas de futebol que acontecem no norte do Japão, em Miyagi, onde as seleções femininas do Brasil e da Holanda se enfrentaram neste sábado, e empataram em 3 a 3, embora com limite de até 10.000 pessoas.




"Não queríamos perder esta ocasião", explicou um dos espectadores à AFP. A imagem do estádio Miyagi com público foi marcante, principalmente depois da cerimônia de abertura realizada na noite de sexta-feira no Estádio Olímpico de Tóquio, com capacidade para 68 mil espectadores, com arquibancadas praticamente vazias, exceto para os convidados especiais credenciados.

A decisão de realizar os eventos sem público na capital japonesa foi tomada pelas autoridades japonesas para evitar uma eventual explosão dos contágios no âmbito da pandemia de covid-19 e, assim, dar garantias a quem temia receber os Jogos com espectadores do mundo inteiro que poderiam transmitir a doença.

No início de julho, o governo japonês decidiu restabelecer o estado de emergência sanitária em Tóquio, assim como em três departamentos vizinhos (Chiba, Saitama e Kanagawa) até o dia 22 de agosto, período que abrange a totalidade dos Jogos (22 de julho a 8 de agosto).

"É o primeiro jogo que vou assistir. Estou muito impaciente. É verdade que os números da progressão das infecções de covid-19 me preocupam, mas de qualquer forma decidi vir com um amigo para desfrutar um pouco", explicou Koji Abe, um espectador de 70 anos, que viajou de uma cidade vizinha.

"Teria sido melhor adiar os Jogos por alguns meses", avaliou.

Para assistir ao jogo entre Brasil e Holanda, a torcida teve que respeitar regras rígidas de comportamento: "Não podemos gritar, só bater palmas", revelou outro torcedor.

Conteúdo Patrocinado