Brasileiro membro do COI indica que Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados - Gazeta Esportiva
Brasileiro membro do COI indica que Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados

Brasileiro membro do COI indica que Jogos Olímpicos de Tóquio serão adiados

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/03/2020 às 21:21 • Atualizado: 23/03/2020 às 21:25

São Paulo, SP

Bernard Rajzman afirmou que "não há a menor dúvida" sobre o adiamento das Olimpíadas (Foto: Roberto Castro/ME)


O membro do Comitê Olímpico Internacional (COI) Bernard Rajzman, de 62 anos, indicou nesta segunda-feira que os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão adiados devido à pandemia do novo coronavírus. Em entrevista ao Globoesporte.com, o brasileiro disse que a decisão da mudança de data das Olimpíadas "será tomada".

"A decisão não está tomada, ela será tomada. Para um bom entendedor... Todo mundo pode imaginar o que vai ocorrer. Temos que pensar no que vai implicar esse comunicado para o mundo de um adiamento eventual. Tem que pensar em tudo, não só no lado do atleta ou do país sede. Tem que pensar no impacto que vai deixar. O mundo vai ficar menos intranquilo", declarou o medalhista olímpico de 1984 e membro da entidade desde 2013.




"A decisão não é oficial, mas ela está praticamente, está encaminhada. Pediu-se um mês, quatro semanas, exatamente para se estudar tudo o que corre com uma Olimpíada. De que forma se adiaria, eventualmente, e de que forma se prejudicasse menos a todos. Todo mundo perde com essa situação do coronavírus. É uma coisa triste que não apaga a chama olímpica. O olimpismo e seus valores também passam por situações nefastas como a que está ocorrendo hoje", acrescentou.

Bernard ainda apontou a dificuldade da questão do adiamento. "É uma situação muito delicada e complexa. As pessoas cobram uma decisão rápida, dando inclusive datas, mas esquecem que é algo muito complexo que passa por governo, comitê organizador de Tóquio, passa pelo mundo, com seus comitês olímpicos nacionais, pelas federações internacionais de cada esporte. Passa por diversas desigualdades. O vírus não atacou todo mundo junto e saiu todo mundo junto. Aos poucos ele se espalhou por todo mundo", esclareceu.

O brasileiro também comentou a fala de Dick Pound, que confirmou a mudança de data do evento. "É a opinião dele. De maneira alguma é uma decisão oficial. Quem decide isso aí é o Comitê Olímpico Internacional encabeçado pelo seu presidente Thomaz Bach, apoiado pelo comitê executivo e todos os membros. Está sendo conversado com os comitês de Tóquio e os nacionais. Ele se antecipa e diz que vai ser para 2021. E se até lá não tiver sido resolvido o problema? Vai ser quando a Olimpíada? Importante é você dizer que vai ser adiado. Que há essa grande possibilidade eu não tenho a menor dúvida. Nem eu nem ninguém", explicou.

No último domingo, o COI anunciou que precisará de 4 semanas para decidir se os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão adiados por conta da doença. Até o momento, as Olimpíadas estão oficialmente previstas para ocorrerem entre 24 de julho a 9 de agosto de 2020.

Conteúdo Patrocinado