Nesta segunda-feira, na praia de Teahupoo, a brasileira Tatiana Weston-Webb perdeu para a norte-americana Caroline Marks, atual campeã mundial, por 10,50 a 10,33. Assim, ficou com a medalha de prata no surfe pelas Olimpíadas de Paris.
Ambas as atletas não conseguiram boas notas na primeira onda surfada. Tati saiu com 0,33, enquanto Marks ficou estacionada em 0,50. Restando pouco mais de 12 minutos para o término, sem muita oportunidade, a brasileira tentou aproveitar uma pequena onda, mas não chamou a atenção. Assim, recebeu 0,43 e ficou com 0,76 no total.
Na sequência, Caroline observou muito bem a chance e pegou um ótimo tubo. Desta vez, recebeu 7,50 e assumiu a ponta, com 8,00 no geral.
Faltando cerca de oito minutos, Tati reagiu e pegou uma boa onda. Apesar de não ter entrado no tubo, conseguiu boas manobras. Porém, seguiu atrás, com 6,26, já que recebeu 5,83.
Caroline Marks melhorou sua pior nota depois de entrar e sair rapidamente de um tubo, tirando o 1,43 e indo para 3,00. No geral, a atleta estava com 10,50, 2,87 a mais que a brasileira. Restando cerca de dois minutos para o fim, Tati conseguiu uma onda pequena e teve uma ótima performance, mas ficou com 4,50.
Desta forma, fechou com 10,33 no geral, enquanto a norte-americana ficou com 10,50 e, consequentemente, com a medalha de ouro.
"Foram dias bem puxados, mas além de puxados, foram dias abençoados, pois tive o melhor lugar para participar das Olimpíadas. Foi uma honra gigante representar o Brasil. Quase deu para levar o ouro, mas a prata é tudo. Então isso significa um momento mais alto na minha carreira", disse Tatiana Weston-Webb.
"Isso para mim é um sonho realizado. Eu nunca acreditei que o mundo do surfe iria me proporcionar essa chance, e quanto tive, eu consegui", completou a brasileira.
Tatiana Weston-Webb, a dona da 1ª medalha brasileira no surfe feminino nos #JogosOlímpicos ! 🥈🇧🇷
VOCÊ É A HISTÓRIA! ✅🫶#Paris2024 pic.twitter.com/GyBw2ToslN
— Time Brasil (@timebrasil) August 6, 2024