Pira olímpica dos Jogos de Paris ficará nos Jardins das Tulherias, perto do Louvre - Gazeta Esportiva
Pira olímpica dos Jogos de Paris ficará nos Jardins das Tulherias, perto do Louvre

Pira olímpica dos Jogos de Paris ficará nos Jardins das Tulherias, perto do Louvre

Gazeta Esportiva

Por AFP

27/03/2024 às 16:30

São Paulo, SP

Paris 2024 está revelando pouco a pouco seus segredos. O local onde a pira olímpica ficará instalada durante os Jogos será nos Jardins das Tulherias, informaram fontes próximas às negociações nesta quarta-feira. O local fica entre o Museu do Louvre e a Praça da Concórdia.

O ponto da instalação, que alguns pensavam que seria na Torre Eiffel e suas imediações, foi escolhido "há várias semanas" pelo comitê organizador (COJO) e pela Prefeitura de Paris.

Batizado como 'Projeto Ariane', este local não foi inicialmente escolhido pelos organizadores e prefeitura, que tinham pensado no pátio onde fica a icônica Pirâmide do Louvre.

"Mas esse lugar é mais complicado para o acesso do público. A escolha das Tulherias prevaleceu por sua facilidade de acesso para o público", revelou a mesma fonte.

 

"Muitos rumores"


Mais especificamente, o local escolhido fica na altura do grande lago circular dos Jardins das Tulherias, próximo da entrada leste, em frente à Pirâmide do Louvre.

O mesmo não fica longe da Praça da Concórdia, que receberá as provas de BMX freestyle, breaking, skate e basquete 3x3.

O COJO, contactado pela AFP, não confirmou nem negou a informação, que já tinha sido publicada pelo jornal L'Équipe há uma semana. O secretário de Esportes da Prefeitura de Paris, Pierre Rabadan, também perguntado pela AFP, não quis "fazer comentários".

"Houve muitos rumores sobre o a escolha do local", explicou o COJO. "O que podemos dizer é que, no espírito dos Jogos, queríamos que a chama ficasse no coração de Paris, pelo simbolismo e para que todos possam vê-la. É o mesmo espírito dos Jogos de Paris 2024 e de nossa cerimônia de abertura, abertos a todos e abertos à cidade".

A pira ficará, portanto, no centro de Paris, a um quilômetro da Prefeitura, entre a Praça Vendôme e o Museu de Orsay.

"É uma área que permite uma circulação ótima. Haverá forças de segurança 24 horas por dia para proteger a chama e o público poderá vê-la graças aos degraus elevados nas laterais dos Jardins", disse a fonte.

O Museu do Louvre terá grande protagonismo durante os Jogos, já que lá haverá um jantar de gala servido pelo famoso chef Alain Ducasse, para o qual serão convidados cerca de 100 chefes de Estado e personalidades na véspera da cerimônia de abertura.


Rumo a Paris


Por enquanto, não se sabe se a pira será acesa nas Tulherias pelo último nome do revezamento da tocha olímpica ou se o fogo vai para uma pira temporária durante a cerimônia de abertura.

Em edições anteriores dos Jogos, como no Rio 2016 e em Tóquio 2021, a pira foi acesa no estádio olímpico para depois ser levada a outros pontos das cidades.

O revezamento da tocha, que será acesa no dia 16 de abril em Olímpia (Grécia), começará em Marselha em 8 de maio, depois de uma viagem de mais de dez dias em um veleiro entre Atenas e essa cidade francesa.

Em mais de dois meses e meio, a chama passará por mais de 400 cidades até chegar a seu destino final em Paris, no dia 26 de julho.

O nome da última pessoa do revezamento é um dos segredos ainda não revelados pela organização dos Jogos.


Conteúdo Patrocinado