Macron justifica Israel e exclusão da Rússia em Paris-2024 - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Macron justifica participação de Israel e exclusão da Rússia em Paris 2024

Macron justifica participação de Israel e exclusão da Rússia em Paris 2024

Gazeta Esportiva

Por AFP

15/04/2024 às 17:23

São Paulo, SP

O presidente francês, Emmanuel Macron, justificou nesta segunda-feira o tratamento diferenciado aplicado para a Rússia, excluída da competição como nação por ter optado por "uma guerra agressiva" na Ucrânia, e de Israel, cuja bandeira estará presente por não ser o país agressor, durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

"Há uma situação muito diferente" entre Rússia e Israel, afirmou Macron em uma entrevista para o canal BFM TV e à rádio RMC.

Deputados da oposição francesa de esquerda haviam pedido no final de fevereiro ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que nos próximos Jogos "aplique a Israel (...) as mesmas sanções que à Rússia e Belarus", país aliado de Moscou.

"Israel foi vítima de um ataque terrorista", defendeu Macron. "Podemos discordar de Israel sobre a maneira em que responde e se protege, mas não podemos dizer que Israel é um agressor. Há uma clara diferença".

"Por esse motivo, a bandeira israelense estará presente. Suas atletas também e espero que sejam vetores da paz, já que deverão competir com muitos participantes da região", acrescentou.



Devido à ofensiva russa na Ucrânia, o COI decidiu proibir a presença da Rússia nos Jogos de Paris 2024 e permitirá apenas que os atletas russos participem de provas individuais sob bandeira neutra.

Em contraste, este órgão olímpico, que reconhece o comitê olímpico israelense e o palestino, mantém uma posição mais distante em relação ao conflito em Gaza.

Conteúdo Patrocinado