COB já começa jornada para Paris 2024, e Portugal deve ser base principal na Europa - Gazeta Esportiva
COB já começa jornada para Paris 2024, e Portugal deve ser base principal na Europa

COB já começa jornada para Paris 2024, e Portugal deve ser base principal na Europa

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/08/2021 às 11:49

São Paulo, SP

Paris 2024 é logo ali. Após campanha histórica nos Jogos de Tóquio com 21 medalhas conquistadas (7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes), o Time Brasil inicia sua caminhada para a próxima Olimpíada. A jornada já começou para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) bem antes da chama olímpica ser apagada no Japão.




O COB iniciou o planejamento e as viagens de inspeção para buscar as melhores condições para os atletas no evento de Paris. As primeiras ações visam conhecer e mapear o cenário que os brasileiros encontrarão na França e alternativas dentro da Europa para a preparação dos esportistas antes e durante a Olimpíada.

Duas viagens já foram feitas ao continente europeu e a terceira será realizada em outubro, já que o COB pretende fechar a estrutura de treinamento para a equipe de vela em Marselha, na Espanha.

Portugal foi a solução encontrada para assegurar o treinamento dos atletas em meio à pandemia e deve ser a base principal do Time Brasil na Europa no período que antecede os Jogos parisienses.

“É um comitê olímpico com que temos uma relação muito boa e que foi extremamente parceiro durante a pandemia. Essa deve ser nossa base-mãe na preparação que antecede os Jogos. Durante o evento, teremos também uma base em Paris dando suporte aos atletas. Nesse momento, vamos identificando os locais e decidindo internamente quais são as melhores alternativas por questões logísticas e de custos”, afirmou Jorge Bichara, diretor de esportes do COB.




Para modalidades como o hipismo, o transporte dos animais, que já estão na Europa, será bem mais simples. Outras modalidades terão seus materiais de treino enviados para o continente europeu nos próximos meses.

“Aparentemente, teremos uma dinâmica mais tranquila do que no Japão, já que muitas confederações já têm suas estruturas tradicionais da Europa. Gostamos muito de Espanha e Portugal pela proximidade de cultura e idioma que facilita para os atletas. Vamos buscar o melhor para dar todo o suporte aos nossos atletas”, completou Bichara.

Conteúdo Patrocinado