Nova data das Olimpíadas de Tóquio foi definida nesta segunda-feira (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
Os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 têm nova data definida. Após o adiamento devido à pandemia do novo coronavírus, o torneio acontecerá entre 23 de julho e 8 de agosto de 2021.
A mudança foi anunciada na manhã desta segunda-feira pelo comitê organizador do evento, após reunião com o Comitê Olímpico Internacional (COI), o Comitê Paraolímpico Internacional (CPI) e autoridades japonesas.
IOC, IPC, Tokyo 2020 Organising Committee and Tokyo Metropolitan Government announce new dates for the Olympic and Paralympic Games Tokyo 2020 https://t.co/QITtT5dcl8 pic.twitter.com/DHi4u74ZXa
— Olympics (@Olympics) March 30, 2020
Seguindo a decisão, os Jogos Paraolímpicos também tiveram novas datas confirmados, e acontecerão entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021.
As novas datas são iguais as originalmente definidas para os eventos: 23 de julho a 9 de agosto de 2020, e 24 de agosto a 5 de setembro de 2021. Segundo os organizadores, a ideia é que o impacto da alteração seja o menor possível.
Presidente do comitê organizador, Yoshiro Mori, e executivo-chefe do comitê organizador, Toshiro Muto, durante o anúncio da nova data dos Jogos Olímpicos (Foto: Behrouz Mehri/AFP)
Como confirmado na última semana, os atletas que já garantiram sua classificação para os Jogos de Tóquio manterão suas vagas.
"Com esse anúncio, estou confiante que, trabalhando junto com o comitê organizador, o governo metropolitano de Tóquio, o governo japonês e todos os nossos stakeholders, temos como superar esse desafio sem precedentes. A humanidade se encontra em um túnel escuro. Esses Jogos Olímpicos podem ser uma luz no fim desse túnel", declarou o presidente do COI Thomas Bach.