Rally dos Sertões chega ao Ceará e encerra 26ª edição neste sábado - Gazeta Esportiva
Rally dos Sertões chega ao Ceará e encerra 26ª edição neste sábado

Rally dos Sertões chega ao Ceará e encerra 26ª edição neste sábado

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/08/2018 às 22:18 • Atualizado: 24/08/2018 às 22:21

São Paulo, SP

O Rally dos Sertões chegou ao Ceará nesta sexta-feira, após completar a sexta de suas sete especiais, que teve um percurso de 226 quilômetros cronometrados e 602 quilômetros de percurso total entre as cidades de São Raimundo Nonato, no Piauí, e Juazeiro do Norte, no Ceará. Tiago Fantozzi, nas motos, Cristian Baumgart e Beco Andreotti, nos carros, Enrico Amarante e Breno Rezende, nos UTVs, e George Ximenes, nos quadriciclos, triunfaram nas especiais.

Tiago Fantozzi triunfou nesta sexta-feira nas motos (Foto: Marcelo Machado de Melo/Fotop/Divulgação)


Nas motos, Tiago Fantozzi triunfou pela primeira vez em uma especial nesta sexta-feira, ao completar o percurso cronometrado em 3h01min42s, marca 1min08s melhor em relação ao segundo colocado do dia, Ricardo Martins. Tunico Maciel ficou com a terceira colocação, terminando à frente de Elias Folly na classificação deste estágio. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Mário Marchiori.

Após a realização de seis especiais, Tunico Maciel ponteia entre as motos, agora com um acumulado de 24h11min26s, e carrega para a especial decisiva do Sertões uma vantagem de 27min54s para Ricardo Martins, o segundo colocado. Gregório Caselani, sexto melhor da especial desta sexta-feira, aparece em terceiro, logo à frente de Mário Marchiori. O quinto colocado é Túlio Malta.

Nos carros, Cristian Baumgart e Beco Andreotti acumularam nesta sexta-feira a quarta vitória em especial desta edição ao fecharem o trajeto em 2h32min52s, marca 1min11s abaixo do tempo obtido pelos segundos colocados Marcos Baumgart e Kleber Cincea. Rafael Cassol e Lélio Júnior ficaram com a terceira posição, enquanto Sylvio de Barros e Rafael Capoani apareceram na quarta posição. O top-5 do dia ainda contou com os argentinos Fernando Álvarez e Juan Monasterolo.

Tunico Maciel segue na liderança nas motos (Foto: Gustavo Epifânio/Fotop/Divulgação)


Na soma de tempos das seis especiais já disputadas, Cristian Baumgart e Beco Andreotti aparecem na liderança, agora com 19h00min44s, 11min49s à frente de Sylvio de Barros e Rafael Capoani, os vice-líderes. Rafael Cassol e Lélio Júnior ocupam o terceiro lugar, sendo seguidos por Lucas Moraes e Kaíque Bentivolglio. A lista dos cinco primeiros ainda conta com Luiz Facco e Humberto Ribeiro.

Enrico Amarante e Breno Rezende foram os vencedores da especial entre os competidores dos UTVs, ao completarem os 226 quilômetros em 2h54min50s, marca apenas 39 segundos melhor em relação aos segundos colocados do dia, Edinardo Filho e Lauro Sobreira. Após enfrentarem problemas na quinta-feira, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin foram os terceiros mais rápidos, deixando Riamburgo Ximenes e Flávio França em quarto. Denísio Nascimento e Idali Bosse fecharam a lista dos cinco mais rápidos.

A vitória na especial também deu a liderança do Sertões para Enrico Amarante e Breno Rezende, que agora têm 24h51min15s acumulados, e aparecem 3min26s à frente de Denísio Nascimento e Idali Bosse, os segundos colocados. Gabriel Cestari e Jhonatan Ardigo ocupam a terceira posição na folha de classificação, e são seguidos por Edu Piano e Solon Fonseca. Marcelo Gastaldi e Claudio Rieser são os quintos colocados.

Wescley Dutra manteve a liderança nos quadriciclos (Foto: Doni Castilho/Fotop/Divulgação)


Nos quadriciclos, a vitória do dia ficou com George Ximenes, que após enfrentar problemas na quinta-feira, triunfou pela quarta vez nesta edição do Sertoes ao fechar a especial em 3h17min49s, batendo Wescley Dutra, o segundo mais rápido, em 2min34s. Giovanni Filho foi o terceiro, terminando logo à frente de Geison Belmont. Hélio Pessoa foi o quinto colocado.

Restando uma especial, a classificação aponta Wescley Dutra na liderança com 31h20min58s. Giovanni Filho é o segundo, separado por 15min08s do primeiro colocado. George Ximenes aparece na terceira colocação, enquanto Cival Alves é o quarto melhor na folha de tempos. Geison Belmont completa o grupo dos cinco melhores desta categoria.

A especial decisiva do Rally dos Sertões será disputada neste sábado, entre as cidades de Juazeiro do Norte e Fortaleza. O percurso total é de 656 quilômetros, com uma especial de 200 quilômetros. A chegada acontecerá no aterro da Praia de Iracema, em evento aberto ao público.

A última e decisiva especial começa com um trecho de trial bem sinuoso e estreito, com muitas pedras, onde qualquer erro pode custar caro. O caminho segue sinuoso, alternando trechos de média e baixa velocidade para cruzar o sertão central. O percurso contará com muitas barragens estreitas, rios secos e a especial continua dura até o final. Com os equipamentos exigidos ao extremo, pilotos e máquinas seguirão por rodovias pavimentadas até Fortaleza, rumo à Praia de Iracema. Só aí, na rampa de chegada, serão conhecidos os vencedores desta edição.

Conteúdo Patrocinado