Motor

Pagenaud leva a pole nas 500 Milhas de Indianápolis; Alonso fica fora

São Paulo , SP
19/05/2019 20:29:37

Em: Motor, Notícias
Pagenaud conquistou a pole em Indianápolis (Foto: Divulgação/IndyCar)

Após um adiamento parcial do classificatório, Simon Pagenaud, da Penske, conquistou a pole position da 103ª edição das 500 Milhas de Indianápolis da Indy neste domingo. Se alguns comemoraram, outros lamentaram. Fernando Alonso, da McLaren, foi apenas o 34º e está fora da prova.

As atividades deste domingo da Indy sofreram um atraso por conta da forte chuva que atingiu o autódromo. No ‘Bump Day’, seis pilotos disputavam apenas três vagas na parte final do grid, que foram compostas Sage Karam, James Hinchcliffe e Kyle Kaiser.

Durante a classificação, Alonso chegou a marcar o terceiro tempo entre os piores, o que lhe garantia o último lugar na corrida. Kaiser, no entanto, baixou a marca nas parciais finais e tirou o espanhol. Além do bicampeão da Fórmula 1, Patricio O’Ward e Max Chilton, os dois da Carlin, estão fora da Indy 500.

Na parte da frente do grid, apenas nove pilotos brigavam pela pole. Pagenaud foi o antepenúltimo a marcar tempo, superou Ed Carpenter, que largará em segundo, e levou a primeira colocação. Spencer Pigot (Ed Carpenter) fechou os três primeiros, com seu companheiro Ed Jones (Ed Carpenter) e Colton Herta (Hard Racing), respectivamente, completando o top-5.

Will Power (Penske) foi o penúltimo a entrar na pista, mas ficou apenas em sexto. Sebastien Bourdais (Dale Coyne), Josef Newgarden (Penske) e Alexander Rossi (Andretti) formam a terceira fila em etapa marcada pelo domínio dos carros da Chevrolet.

Os brasileiros Hélio Castroneves (Penske), Tony Kanaan (Foyt) e Matheus Leist (Foyt) saem, ordenadamente, em 12º, 16º e 24º. Os motores voltam a roncar para valer no próximo domingo, ás 13h15 (de Brasília), quando acontece a corrida das 500 Milhas de Indianápolis.

Grid de largada da Indy (Foto: Reprodução)