Newgarden termina em segundo em Sonoma e fica com o título da Indy - Gazeta Esportiva
Newgarden termina em segundo em Sonoma e fica com o título da Indy

Newgarden termina em segundo em Sonoma e fica com o título da Indy

Gazeta Esportiva

Por Redação

17/09/2017 às 22:29 • Atualizado: 17/09/2017 às 22:45

São Paulo, SP

O norte-americano Josef New Garden foi campeão da Indy de forma inédita (Foto: Robert Reiners/AFP)


O norte-americano Josef Newgarden conquistou na noite deste domingo o seu primeiro título de Fórmula Indy. Para isso, bastou terminar o Grande Prêmio de Sonoma, o último da temporada, em segundo lugar. Campeão em 2016, o francês Simon Pagenaud venceu a prova no circuito californiano e acabou com o vice-campeonato.

Newgarden chegou na Califórnia como líder do campeonato, dominando os treinos e a classificação. Na prova, o americano foi frio, não se arriscou na pista e manteve-se sempre entre os primeiros colocados.

Na temporada em que estreou pela Penske, ele comemorou quatro vitórias e somou 640 pontos, 13 a mais que Pagenaud. Newgarden se tornou o primeiro piloto dos Estados Unidos a ser campeão desde 2012, quando Ryan Hunter-Reay ergueu o troféu.

Embora não tenha conquistado o bicampeonato, o francês foi ousado na corrida ou antecipar suas paradas e atacou o companheiro de equipe na última parada nos boxes. Newgarden, por sua vez, preferiu não se esforçar para tentar uma ultrapassagem, contentando-se com a segunda posição, que lhe garantiu o título.

O australiano Will Power não conseguiu atrapalhar os planos dos dois primeiros colocados e cruzou a linha de chegada em terceiro lugar, terminando o campeonato em quinto, com 562 pontos. Assim, a Penske sagrou-se campeã pela 15ª vez na história.

O neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, bem que tentou uma improvável vitória, mas o carro se mostrou inferior aos da Penske mais uma vez e terminou a corrida na quarta posição e a temporada em terceiro, com 621 pontos.

Outro piloto que tinha chances de título em Sonoma, o brasileiro Helio Castroneves decepcionou e não conseguiu ameaçar os primeiros colocados em momento nenhum. O piloto de 42 anos, que completou sua 20ª temporada na Indy, terminou o ano em quarto lugar no geral, com 598 pontos. Já o baiano Tony Kanaan não fez boa corrida e levou sua Ganassi ao modesto 16º lugar, terminando a competição em décimo, com 403 pontos.

Veja a classificação do GP de Sonoma de Fórmula Indy:

1: Simon Pagenaud (FRA/Penske)
2: Josef Newgarden (EUA/Penske)
3: Will Power (AUS/Penske)
4: Scott Dixon (NZL/Ganassi)
5: Helio Castroneves (BRA/Penske)
6: Graham Rahal (EUA/Letterman Lanigan)
7: Marco Andretti (EUA/Andretti)
8: Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
9: Sébastien Bourdais (FRA/Dale Coyne)
10: Conor Daly (EUA/Foyt)
11: Charlie Kimball (EUA/Ganassi)
12: Max Chilton (ING/Ganassi)
13: Spencer Pigot (EUA/Ed Carpenter)
14: John Randal Hildebrand (EUA/Ed Carpenter)
15: Carlos Muñoz (COL/Foyt)
16: Tony Kanaan (BRA/Ganassi)
17: Zachary Claman DeMelo (CAN/Letterman Lanigan)
18: Jack Harvey (ING/Schmidt Peterson)
19: Ed Jones (EAU/Dale Coyne)
20: Takuma Sato (JAP/Andretti)
21: Alexander Rossi (EUA/Andretti)
22: James Hinchicliffe (CAN/Schmidt Peterson)

Conteúdo Patrocinado