Fórmula E anuncia categoria que envolverá inteligência artificial nos veículos - Gazeta Esportiva
Fórmula E anuncia categoria que envolverá inteligência artificial nos veículos

Fórmula E anuncia categoria que envolverá inteligência artificial nos veículos

Gazeta Esportiva

Por Redação

27/11/2015 às 19:59

São Paulo, SP

(Foto: Divulgação/Fórmula E)
A Roborace será a nova categoria da Fórmula E na temporada de 2016 (Foto: Divulgação/Fórmula E)


A Fórmula E inovou e surpreendeu nesta sexta-feira. O diretor-geral da F-E, Alejandro Agag, anunciou a criação de uma nova categoria-satélite, chamada Roborace, que terá carros sem pilotos, dirigidos por inteligências artificiais.

"Isso é totalmente diferente, radicalmente diferente. Não é um desafio para o automobilismo. Não sabemos se isso é automobilismo ou não. Ainda existem corridas de cavalo - e andamos de carro nas cidades. Então, acho que o automobilismo está aqui para o longo prazo", disse.

A nova categoria surge entre a parceria da FEH (Formula E Holdings, organizadora da competição) e a Kinetik, empresa de tecnologia de Dennis Sverdlov, criador do telefone Yotaphone. Antes, o russo era dono da empresa de telefonia Yota, que foi vendida. Após fazer a ação, Sverdlov passou a apostar nos veículos elétricos e na Charge, empresa de criação de trens de força EV para ônibus e caminhões.

"Acreditamos apaixonadamente que no futuro o mundo dos veículos terá a ajuda de inteligência artificial e será impulsionado por tecnologia elétrica, melhorando o meio ambiente e aumentando a segurança nas estradas. A Roborace é uma celebração de tecnologia revolucionária  e inovação que a humanidade atingiu nesta área", falou o empresário russo.


Ainda conforme divulgado, a Charge fornecerá suporte para a Roborace, e dará veículos elétricos para vários locais diferentes, como recarga dos carros e desfile de pilotos. A ideia é organizar corridas no formato atual da Fórmula E, com uma hora de duração, e com dez equipes na pista, dois carros cada. Além disso, a Fórmula E pretende iniciar a nova categoria na temporada de 2016/17, em setembro.




Conteúdo Patrocinado