Verstappen vence GP do Japão e se torna bicampeão da Fórmula 1 - Gazeta Esportiva
Verstappen vence GP do Japão e se torna bicampeão da Fórmula 1

Verstappen vence GP do Japão e se torna bicampeão da Fórmula 1

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/10/2022 às 07:48

São Paulo, SP

Max Verstappen conseguiu um fim de semana perfeito, apesar das circunstâncias da prova deste domingo. Sob forte chuva, o piloto da Red Bull venceu o GP do Japão, após Charles Leclerc tomar punição no fim do circuito, e se tornou bicampeão mundial da Fórmula 1.

A vitória foi a 32ª da carreira de Verstappen na competição, além de ser a 12ª nesta temporada em 18 GPs disputados até aqui. Com o triunfo, chegou a 366 pontos, 113 de vantagem ao vice-líder Sérgio Pérez, também da Red Bull.

O holandês de 25 anos agora entra na lista de multicampeões da Fórmula 1, ao lado de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel, Fernando Alonso, Michael Schumacher, Mika Hakkinen, Ayrton Senna, Alain Prost, Jack Brabham, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari.

FIA — Foto: FIA
(Foto: Divulgação/FIA)


Leclerc acabaria a etapa de Suzuka em segundo lugar, porém foi advertido com cinco segundos na última volta e encerrou como terceiro colocado, atrás de Pérez.

Quem fechou o top 5 foram Esteban Ocon, da Alpine, e Lewis Hamilton, da Mercedes.

A chuva foi um ponto crucial para o percurso. O GP do Japão ficou paralisado por mais de duas horas e foi encerrado quando atingiu o tempo máximo de prova.

Todos esperavam que os pontos dos pilotos fossem reduzidos, porém a medida não aconteceu e Verstappen conseguiu a diferença que precisava para decretar o título antecipado. A FIA só adota a regra quando a disputa é suspensa.

Carlos Sainz e Alexander Albon não completaram o GP do Japão. O espanhol da Ferrari rodou sozinho logo depois da largada e deixou a pista. O piloto da Williams foi outro a prova pelas condições climáticas.




O GP dos Estados Unidos, a próxima etapa da Fórmula 1 está marcada para o dia 23 de outubro, às 16 horas (de Brasília).

Conteúdo Patrocinado