Ted Toleman, primeiro chefe de Senna na Fórmula 1, morre aos 86 - Gazeta Esportiva - Muito além dos 90 minutos
Ted Toleman, primeiro chefe de Ayrton Senna na Fórmula 1, morre aos 86 anos

Ted Toleman, primeiro chefe de Ayrton Senna na Fórmula 1, morre aos 86 anos

Gazeta Esportiva

Por AFP

11/04/2024 às 10:26

São Paulo, SP

O ex-chefe de equipe de Fórmula 1 Ted Toleman, que proporcionou ao brasileiro Ayrton Senna sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial, morreu, nesta quinta-feira, aos 86 anos.

O fundador da escuderia Toleman, que ele comandou entre 1981 e 1985, deu a Senna a oportunidade de estrear na F1 em 1984. O brasileiro, futuro tricampeão do mundo, ganhou destaque ao completar o Grande Prêmio de Mônaco, disputado sob chuva intensa, na segunda posição longo em sua primeira temporada na categoria.

Este foi o melhor resultado da equipe, que conseguiu mais dois pódios com Senna, nos GPs da Grã-Bretanha e Portugal.



Posteriormente, a equipe foi vendida para a marca italiana de moda Benetton, que disputou a F1 entre 1986 e 2001. A escuderia conquistou dois títulos mundiais com outra lenda do automobilismo, o alemão Michael Schumacher, em 1994 e 1995, além do título dos construtores em 1995.

"Estou triste por saber que Ted Toleman faleceu. Ele deu muito à Fórmula 1 e suas conquistas e legado sempre farão parte de nossa história. Nossos pensamentos estão com sua família e amigos neste momento triste", afirmou em um comunicado Stefano Domenicali, presidente da empresa que organiza o Mundial de F1.

Conteúdo Patrocinado