Symonds fica "orgulhoso" por consolidação da Williams como 3ª força - Gazeta Esportiva
Symonds fica "orgulhoso" por consolidação da Williams como 3ª força

Symonds fica "orgulhoso" por consolidação da Williams como 3ª força

Gazeta Esportiva

Por Redação

11/08/2015 às 12:08 • Atualizado: 11/08/2015 às 12:18

São Paulo, SP

O diretor-técnico da Williams, Pat Symonds, disse estar “orgulhoso” pelas críticas que a equipe britânica vem recebendo por não estar cumprindo as expectativas criadas ao término da última temporada, quando os carros de Felipe Massa e Valtteri Bottas só não eram mais velozes que as Mercedes. Segundo o engenheiro britânico, o time de Grove pode se orgulhar por estar entre os grandes da Fórmula 1 com um orçamento bem inferior se comparado às condições financeiras de Mercedes e Ferrari.

No último campeonato, a Williams terminou em terceiro lugar no Mundial de Construtores, só atrás de Mercedes e Red Bull, respectivamente. No fim de 2014, porém, os bólidos de Massa e Bottas já eram mais rápidos do que os da equipe austríaca.

Embora tenha 30 pontos a mais do que tinha na mesma fase do Mundial do ano passado, a Williams dificilmente consegue competir com a Ferrari, tendo missão ainda mais difícil para disputar posições com os pilotos da Mercedes, e permanece como terceira força da categoria, o que não é nada mal para Symonds.

“Eu acho que é interessante que houve um pouco de percepção, no começo da temporada, de que a Williams não estava tendo um ano tão bom quando as pessoas esperavam. Acho que isso mostra onde as expectativas estavam. Por isso fiquei muito orgulhoso, porque lá estávamos nós, novamente em terceiro no campeonato e em uma posição mais sólida do que era no ano passado, e as pessoas dizendo: ‘você pode fazer melhor’”, disse Symonds ao site britânico Autosport.

“Então você pensa: ‘bom, na verdade, com o que temos de orçamento e número de funcionários, não estamos fazendo (um trabalho) tão ruim”, analisou o engenheiro britânico.

Symonds ainda disse que a atual temporada está consolidando o retorno da Williams às equipes de ponta da Fórmula 1: “Esta temporada é um importante ano para a Williams, porque 2014 foi um ano em que tivemos que voltar com tudo”.

“Nós conseguimos fazer isso e acho que o terceiro lugar foi uma recompensa pelo duro trabalho e as muitas decisões corajosas que tomamos junto ao grupo de gerenciamento. Se tivesse sido um ano de exceção, a gente teria voltado ao bloco intermediário novamente, não alcançaríamos o que nós queríamos ter alcançado”, explicou o diretor-técnico.

Após anos em dificuldades, a Williams se consolidou como terceira força na Fórmula 1 (Foto: Williams/Site Oficial)
Após anos em dificuldades, a Williams se consolidou como terceira força na Fórmula 1 (Foto: Williams/Site Oficial)


“Então, em 2015 foi importante para consolidar nossa posição, tanto competitivamente, em corrida, como em relação a negócios, e acho que até agora conseguimos fazer isso”, completou.

O próximo teste da Williams depois das férias será o GP da Bélgica, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de agosto. Após dez corridas no Mundial 2015, Valtteri Bottas é o quarto colocado, com 77 pontos, três a mais que Felipe Massa, na sexta posição, logo atrás de Kimi Raikkonen.

Conteúdo Patrocinado