Senna é eleito pela Fórmula 1 como o piloto mais veloz da história da categoria - Gazeta Esportiva
Senna é eleito pela Fórmula 1 como o piloto mais veloz da história da categoria

Senna é eleito pela Fórmula 1 como o piloto mais veloz da história da categoria

Gazeta Esportiva

Por Redação

18/08/2020 às 09:16

São Paulo, SP

A Fórmula 1 revelou nesta terça-feira o resultado de um estudo, que demorou mais de um ano para ser concluído, e que responde uma dúvida que paira sobre o esporte desde o primeiro dia de sua existência: quem é o piloto mais rápido de todos?

Em parceria com a Amazon Web Services, a análise revelou que esse posto pertence a Ayrton Senna. O brasileiro tricampeão mundial conquistou 65 pole positions em sua carreira, precocemente encerrada em 1994 com um acidente fatal.

Ele lidera o ranking à frente de lendas do automobilismo como Michael Schumacher (2º, 0s114 mais lento) e Lewis Hamilton (3º, 0s275 mais lento).




Segundo a categoria, a pesquisa foi desenvolvida com base em um complexo algoritmo, que usa dados oficiais coletados desde 1983.

Através dele, foram avaliados os desempenhos dos motoristas nas provas de qualificação ao longo do tempo, comparando-os com os números dos seus companheiros de equipe. Os treinos, segundo os pesquisadores, fornecem tempos mais legítimos para a discussão sobre quem é o mais rápido da história do que as corridas em si.

Dessa forma, segundo a F1, foi possível atingir um ranking mais justo, pois um piloto de um carro inferior tem tantas chances de aparecer bem quanto um piloto que estava lutando por pole position.

Outro brasileiro a figurar no ranking é Rubens Barrichello. Ele ficou na 11ª posição, 0s445 atrás de Senna.

Veja o top 20 doas pilotos mais rápidos da história da Fórmula 1 (Foto: Reprodução)


Conteúdo Patrocinado