Sebastian Vettel vê F1 com excesso de punições e culpa pilotos por isso - Gazeta Esportiva
Sebastian Vettel vê F1 com excesso de punições e culpa pilotos por isso

Sebastian Vettel vê F1 com excesso de punições e culpa pilotos por isso

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/07/2018 às 09:28

São Paulo, SP

Sebastian Vettel vê F1 com excesso de punições e culpa pilotos por isso (Foto: Andrej ISAKOVIC /AFP)


No Grande Prêmio da Áustria no último final de semana Sebastian Vettel conseguiu atingir o seu objetivo de retomar a liderança do campeonato, apesar de terminar a corrida na terceira colocação. Este resultado poderia ter sido melhor, caso Vettel não tivesse sido punido durante o treino qualificatório, quando ficou no meio do caminho de Carlos Sainz num movimento considerado irregular.

Após o qualificatório, o alemão explicou que a Ferrari acabou não lhe avisando da aproximação do piloto da Renault, mesmo sabendo que ele estava com um problema na visão traseira com seus espelhos. Porém, nem mesmo essa justificativa serviu para aliviar a punição de três posições no grid de largada.

A punição frustrou um pouco o piloto alemão que entende a punição como severa. Porém o culpado por esses tipos de penalizações muito fortes não são os comissários, na visão de Vettel, mas sim dos próprios pilotos.

“Não me falaram. Tentei ficar de olho nele. Não quero me prolongar muito sobre isso, mas... O livro de regras agora é muito grande. Acho que isso é o resultado por todos os pilotos, todos nós, choramingarmos e reclamarmos. ‘Oh, ele fez isso, ele fez aquilo. No fim, deveríamos poder resolver tudo na pista. É nisso que acredito", afirmou o tetracampeão mundial.

Questionado sobre assunto, o Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, explicou que as punições são feitas de acordo com a ampliação da rega e no uso de um banco de dados de incidentes anteriores na categoria. Por isso a punição de três posições no grid foi vista como justa pela entidade.

No entanto, o diretor indicou que num futuro, a Fórmula 1 pode começar a ter punição de acordo com a consequência de cada caso. Dessa forma, por exemplo, o erro de Vettel, que não gerou nenhuma complicação maior, renderia uma punição mais leve ao piloto.

Conteúdo Patrocinado