Não tenho certeza se é real, diz Gasly após vitória - Gazeta Esportiva
Não tenho certeza se é real, diz Gasly após vitória

Não tenho certeza se é real, diz Gasly após vitória

Gazeta Esportiva

Por AFP

06/09/2020 às 16:00

São Paulo, SP

Pierre Gasly da Alpha Tauri surpreendeu ao vencer o Grande Prêmio da Itália em Monza neste domingo, a primeira vitória de um piloto francês na Fórmula 1 desde 1996.

Gasly, de 24 anos, venceu uma corrida atípica, marcada por uma interrupção e um pódio sem precedentes que teve o espanhol Carlos Sainz Jr. da McLaren em segundo e o canadense Lance Stroll, da Racing Point, em terceiro.

"É incrível. Não tenho certeza se isto é real. Foi uma corrida completamente maluca", disse o francês após a prova, surpreso com sua vitória.

"Não consigo encontrar palavras. Minha primeira vitória alguns meses depois do meu primeiro pódio. Não poderia ser melhor", acrescentou ele em entrevista coletiva.

No entanto, o francês lamentou que a corrida tenha sido disputada com arquibancadas vazias devido à pandemia de coronavírus. Monza é famosa pelo seu ambiente festivo onde os 'tifosi' costumam invadir a pista após a prova.

Oliver Panis havia sido o último piloto francês antes de Gasly a vencer um GP de F1, em Mônaco, em 1996.

A Mercedes, que começou como clara favorita, terminou em quarto lugar com o finlandês Valtteri Bottas e em sétimo com o britânico Lewis Hamilton, este último depois de sofrer uma sanção por ter tentado entrar nas boxes sem autorização.

A corrida teve de ser interrompida devido a um acidente impressionante, mas não grave, do monegasco Charles Leclerc, da Ferrari.

Pierre Gasly assumiu a liderança da corrida no reinício, enquanto Hamilton cumpria a sanção. Ele resistiu ao retorno de Carlos Sainz Jr. que acabou em sua cola. Pierre Gasly indicou então que seus pneus estavam muito gastos e que ele teve grande dificuldade para conter Sainz.

"Meus pneus tinham apenas quatro voltas a menos", lembrou. "Tive uma boa chance de vencer, mas é muito difícil seguir outro carro por causa das turbulências. Estou feliz por terminar em segundo, embora esteja desapontado por não ter vencido", acrescentou o espanhol.




Quanto a Lance Stroll, esta é a segunda vez que o canadense termina em terceiro em um Grande Prêmio. "Fiz tudo o que podia. Estou muito feliz por Pierre, foi uma corrida fantástica", disse ele.

Monza é um circuito perfeitamente adequado para a Alpha Tauri, já que esta equipe conseguiu aquela que foi a sua única vitória até agora na pista italiana, com o alemão Sebastian Vettel em 2008, ainda sob o nome de Toro Rosso.

Na classificação geral do Mundial de Pilotos, Lewis Hamilton, seis vezes campeão mundial e atual campeão, segue à frente de seu companheiro Valtteri Bottas após oito corridas de 17.

Para Gasly, que volta à oitava posição do campeonato, esta vitória tem um gostinho de vingança após ter sido substituído sem cerimônias no ano passado por Alexander Albon dentro da equipe Red Bull, a "irmã mais velha" da AlphaTauri.

Ele já havia obtido sucesso após seu retorno à equipe "secundária" para terminar em segundo lugar no Grande Prêmio do Brasil no ano passado e desde então se estabeleceu como uma das grandes promessas da F1.

Conteúdo Patrocinado