Morre Robert Manzon, último remanescente da 1ª temporada de F-1 - Gazeta Esportiva
Morre Robert Manzon, último remanescente da 1ª temporada de F-1

Morre Robert Manzon, último remanescente da 1ª temporada de F-1

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

19/01/2015 às 15:05

São Paulo, SP


Morreu nesta segunda-feira o ex-piloto Robert Manzon, aos 97 anos. O francês era o único sobrevivente entre os participantes da primeira temporada da Fórmula 1, em 1950, e também era o piloto mais velho vivo a já ter pontuado em um Grande Prêmio. Ele faleceu em sua residência na cidade de Marselha, sudeste da França. As causas da morte não foram divulgadas.


Filho de imigrantes italianos, Manzon nasceu em Marselha, em 1917. A paixão por carros começou na profissão de mecânico e distribuidor de peças para motores diesel. Ele precisou esperar o fim da Segunda Guerra Mundial para virar piloto e chegou à F1 pela Gordini e participou da primeira temporada da história.


Ele não participou da primeira corrida, na Inglaterra, e acabou estreando em Mônaco, no dia 21 de maio de 1950, quando bateu no carro de Giuseppe Farina, que posteriormente se sagrou campeão. O francês ainda participou da etapa da França – chegou em quarto lugar e marcou três pontos – e da Itália, fechando a competição em 17º lugar.


Ao todo, entre Gordini, Rosier e Ferrari, Manzon disputou 28 GPs na categoria máxima do automobilismo entre 1950 e 1956, ano de sua aposentadoria. Ele conquistou dois pódios, ambos em terceiro lugar: na Bélgica, em 1952, e na França, em 1954.


Em suas duas últimas temporadas, ele fez dupla com o brasileiro naturalizado francês Hermano João da Silva Ramos, o Nano. Em 2008, Manzon fez uma participação no GP de Marselha, e aos 90 anos, pilotou um carro da Gordini. O ex-piloto deixa o filho, Jean-Pierre, e a filha, Danielle. 

Conteúdo Patrocinado