Massa faz comparação à Ferrari: "Vida na Williams é mais calma" - Gazeta Esportiva
Massa faz comparação à Ferrari: "Vida na Williams é mais calma"

Massa faz comparação à Ferrari: "Vida na Williams é mais calma"

Gazeta Esportiva

Por GazetaEsportiva.net

15/02/2015 às 20:01

São Paulo, SP


Felipe Massa respira aliviado na Williams. Após oito temporadas na Ferrari (2006 a 2013), o brasileiro foi contratado pela equipe de Grove e lá já sentiu grande diferença no sistema de trabalho. Vice-campeão do Mundial de 2008, o paulista de 33 anos revelou ao jornal espanhol El Confidencial que a “vida na Williams é mais calma” e que “apenas correr importa. As outras coisas, nem tanto”.


Em 2014, Massa participou do começo de uma “nova era” na Williams. O time inglês, após muitos anos com o papel de coadjuvante na categoria, voltou a receber altos investimentos e montou um carro competitivo para a temporada. No fim, Felipe e Valtteri Bottas levaram a equipe ao terceiro lugar do Mundial de Construtores, atrás da Mercedes e Red Bull e à frente da Ferrari.


Para Massa, o ambiente tranquilo na equipe de Grove favorece o trabalho realizado fora e dentro das pistas: “A vida na Williams é mais calma, com certeza. É preciso trabalhar tão duro quanto na Ferrari, mas as coisas são mais simples. Apenas correr importa. As outras coisas, nem tanto. Então você tem sua mente focada unicamente em fazer o carro melhorar, em pensar em correr”.


O piloto brasileiro ainda contou que fatores externos aumentam a pressão na Ferrari, diferentemente do que ocorre na Williams: “A Ferrari é fantástica, forte, ótima, linda, mas com muita pressão e muitas coisas que não são importantes, que vêm tudo junto de uma vez. Aqui na Williams, a única coisa que importa é o trabalho”.


Felipe Massa comemora segundo lugar no GP de Abu Dhabi, o último de 2014
Felipe Massa comemora segundo lugar no GP de Abu Dhabi, o último de 2014 - Credito: Reprodução/Facebook


No fim de 2013, Massa foi preterido pelo finlandês Kimi Raikkonen, que vinha de duas boas temporadas pela Lotus. No entanto, o plano da escuderia vermelha de trazer alguém para equilibrar as ações com Fernando Alonso não deu certo. O “Homem de Gelo” não se mostrou tão frio assim e patinou em 2014.


“Acho que meu maior problema (na Ferrari) foi o lado mental. Sofri muito por um tempo, mas eventualmente as coisas foram melhorando. Eu evoluí esse lado e as pessoas viram que Kimi teve mais dificuldades que eu. Então talvez eles tenham encontrado alguém que sofreu ainda mais”, analisou o brasileiro, que hoje veste o macacão azul e branco da Williams.


Felipe Massa fará sua segunda temporada pelo time britânico. Após ser o sétimo colocado em 2014, a missão deste ano será incomodar ainda mais a Mercedes e a Red Bull, ainda favoritas. O primeiro grande teste acontecerá no GP da Austrália, de 13 a 15 de março. Antes, porém, o piloto vai guiar o FW37 nos treinos coletivos válidos pela pré-temporada, em Barcelona, de 19 a 23 de fevereiro e de 26 a 1º de março. A primeira sessão ocorreu no início do mês, em Jerez de la Frontera, também na Espanha.

Conteúdo Patrocinado