Kimi Raikkonen bate recorde da pista e fica com a pole na Itália - Gazeta Esportiva
Kimi Raikkonen bate recorde da pista e fica com a pole na Itália

Kimi Raikkonen bate recorde da pista e fica com a pole na Itália

Gazeta Esportiva

Por Redação

01/09/2018 às 11:07 • Atualizado: 01/09/2018 às 12:31

São Paulo, SP




Apesar de Sebastian Vettel ter conseguido o melhor tempo no Q1 e no Q2, Kimi Raikkonen bateu, neste sábado, o recorde da pista do Autodromo Nazionale Monza, em Monza, e largará na primeira colocação do GP da Itália. O alemão ficou com o segundo posto e Lewis Hamilton larga em terceiro. Valtteri Bottas, da Mercedes, é o quarto.

Esta é a 18ª pole position da carreira do finlandês e a primeira no ano. Esta é a primeira vez desde 200 que a Ferrari consegue a dobradinha na largada em Monza, que é uma das principais provas para a escuderia por ser em solo italiano. A corrida do GP da Itália terá início às 10 horas (de Brasília) deste domingo.

Veja também:
Blog do Castilho: Monza vibra com a Ferrari e vê volta mais rápida da história da F1

Q1

Os carros da Ferrari e Mercedes deram muitas voltas na primeira classificatória e Sebastian Vetell ficou com o primeiro posto ao ter tempo de 1min20s542. Kimi Raikkonne e Lewis Hamilton completam os três primeiros e os três pilotos que conseguiram ter tempo inferior a 1min21. Daniel Ricciardo, que demorou para entrar na pista, foi o quarto e Valtteri Bottas foi o quinto colocado.

Sergio Perez, Charles Leclerc, Brendon Hartley, Marcus Ericsson e Stoffel Vandoorne foram eliminados após os primeiros 15 minutos no circuito de Monza, que ainda tinha algumas áreas da pista molhados.

Q2

O alemão voltou a ser o primeiro na segunda etapa da classificatória e teve tempo de 1min19s629, ficando à frente do seu principal adversário pelo título do Mundial de Pilotos por 0s169. Raikkonen, Max Verstappen e Bottas completaram os cinco primeiros.

O Q2 ainda foi marcado por um encontrão entre Fernando Alonso e Kevin Magnussen, que tocaram as rodas. A situação será investigada pelos comissários da prova. Além disso, a Mercedes chegou pela primeira vez na temporada na última etapa da classificatória após Lance Stroll ter terminado em oitavo.

Daniel Ricciardo nem entrou na pista e ficou com o 15º posto no grid de largada. Kevin Magnussen, Sergey Sirotkin, Fernando Alonso e Nick Hulkenberg não forma para o Q3.

Q3

Lewis Hamilton foi muito bem na reta final da classificatória e conseguiu quebrar o recorde da pista ao ter tempo de 1min19s390. Contudo, na última volta de cada piloto, Kimi Raikkonen teve 1min19s119 e ficou com a pole position, superando Sebastian Vettel, que chegou a acreditar que largaria em primeiro, por 0s161.

Confira o grid de largada:

1 - Kimi Raikkonen (Ferrari/Finlândia)
2 - Sebastian Vettel (Ferrari/Alemanha)
3 - Lewis Hamilton (Mercedes/Grã-Bretanha)
4 - Valtteri Bottas (Mercedes/Finlândia)
5 - Max Verstappen (Red Bull/Holanda)
6 - Romain Grosjean (Hass/França)
7 - Carlos Sainz (Renault/Espanha)
8 - Esteban Ocon (Force India/França)
9 - Pierre Gasly (Toro Rosso/França)
10 - Lance Stroll (Williams/Canadá)
11 - Kevin Magnussen (Haas/Dinamarca)
12 - Sergey Sirotkin (Williams/Rússia)
13 - Fernando Alonso (McLaren/Espanha)
14 - Nico Hulkenberg (Renault/Alemanha)
15 - Daniel Ricciardo (Red Bull/Austrália)
16 - Sergio Pérez (Force India/México)
17 - Charles Leclerc (Sauber/França)
18 - Brendon Hartley (Toro Rosso/Austrália)
19 - Marcus Ericsson (Sauber/Suécia)
20 - Stoffel Vandoorne (McLaren/Bélgica)

Conteúdo Patrocinado