Hamilton vence Grande Prêmio da Bélgica e Massa fica em sexto - Gazeta Esportiva
Hamilton vence Grande Prêmio da Bélgica e Massa fica em sexto

Hamilton vence Grande Prêmio da Bélgica e Massa fica em sexto

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/08/2015 às 10:39 • Atualizado: 23/08/2015 às 15:54

São Paulo, SP

Lewis Hamilton vence sexta corrida na temporada 2015. (Foto: John Thys/AFP)
Piloto britânico Lewis Hamilton vence a sexta corrida na temporada de 2015. (Foto: John Thys/AFP)


O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) venceu o Grande Prêmio da Bélgica, realizado na manhã deste domingo, e aumentou sua vantagem na liderança do Mundial de Fórmula 1. Já o brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou a prova na sexta colocação.

Com 11 das 19 etapas do campeonato já disputadas, Hamilton contabiliza 227 pontos ganhos. O alemão Nico Rosberg (Mercedes), segundo colocado na Bélgica, é o vice-líder com 199. O alemão Sebastian Vettel (Ferrari) completa o grupo dos três primeiros com 160.

Após a sexta colocação em Spa-Francorchamps, Massa chegou aos 82 pontos e está empatado com o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) na quarta colocação do Mundial. O piloto brasileiro conseguiu ultrapassar o também finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro na Williams, sexto lugar com 79 pontos.

O Grande Prêmio da Bélgica marcou a retomada do Mundial após quase um mês de descanso depois da etapa da Hungria do campeonato. A próxima corrida no calendário da Fórmula 1 será disputada no tradicional Circuito de Monza, em 6 de setembro.

Em Spa-Francorchamps, pela primeira vez os pilotos não receberam informações por rádio dos engenheiros antes da largada. Com problemas em seus carros, o espanhol Carlos Sainz (Toro Rosso) partiu dos boxes e o alemão Nico Hulkenberg (Force India) não conseguiu começar.

No único momento em que teve a liderança ameaçada durante a corrida, Hamilton precisou defender a liderança do mexicano Sergio Perez (Force India) na primeira volta. Rosberg chegou a cair para a quinta colocação na largada, mas rapidamente iniciou sua recuperação.

A tradicional equipe Williams cometeu uma falha incrível durante troca de pneus de Valtteri Bottas e mandou o piloto finlandês de volta à pista com três compostos macios e um médio, algo proibido pelo regulamento da Fórmula 1 e que resultou em punição ao competidor.

Sebastian Vettel também não teve sorte em Spa-Francorchamps. Oitavo no grid de largada, ele escalou até a terceira posição, mas teve um pneu comprometido na penúltima volta e, furioso, abandonou a corrida. Assim, o francês Romain Grosjean herdou um lugar no pódio. O brasileiro Felipe Nasr terminou na 11ª colocação.

Confira o resultado do Grande Prêmio da Bélgica:

1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
4: Daniil Kvyat (RUS/Red Bull)
5: Sergio Perez (MEX/Force India)
6: Felipe Massa (BRA/Williams)
7: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
8: Max Verstappen (HOL/Toro Rosso)
9: Valtteri Bottas (FIN/Williams)
10: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
11: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
12: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
13: Fernando Alonso (ESP/McLaren)
14: Jenson Button (ING/McLaren)
15: Roberto Merhi (ESP/Marussia)
16: Will Stevens (ING/Marussia)

Não completaram
Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
Pastor Maldonado (VEN/Lotus)

Não largou
Nico Hulkenberg (ALE/Force India)

Conteúdo Patrocinado